Open Call: Street Art Amora 2024

A Junta de Freguesia de Amora alia-se ao BamSpotStudio, do artista urbano Bruno BAMS Santos, e lança um desafio a todos os que gostam de arte urbana. Street Art Amora 2024 é uma open call que tem como objetivo eleger propostas de intervenção artística para constarem nas caixas de distribuição de energia elétrica, na Avenida Marcos Portugal, Amora.

No âmbito do projeto Melhr’Amora, e dando resposta ao plano de promoção de arte urbana da Junta de Freguesia de Amora, o Street Art Amora 2024, pretende que os cidadãos que tenham um gosto particular pela arte urbana ou simplesmente queiram participar na melhoria estética da cidade, possam apresentar propostas para embelezamento das caixas de PT’s – vulgarmente conhecidas caixas de distribuição de energia elétrica.

“Assistimos a uma constante usurpação do mobiliário urbano e do espaço público para actos de vandalismo sob o mote de ser arte urbana – o que maioria das vezes não é, levantando graves problemas de poluição visual e criação de guetos visuais que depois acarretam consigo outros problemas de segurança e afins”, começa por explanar Nelson Ramos. De acordo com o presidente do Executivo da Junta de Freguesia de Amora, “o que queremos é que a cidade possa ser uma tela a céu aberto, mas com as devidas regras e enquadramento visual imbuídos num espírito de participação dos cidadãos no território”.

Neste sentido, e após a aprovação da Fundação PT, a autarquia quer melhorar o aspeto das ruas, a começar pela intervenção nos PT’s e, numa primeira fase, nos que estão localizados na Avenida Marcos Portugal.

O concurso é aberto a artistas (profissionais ou não), escolas, ATL’s, OTL (Ocupação de Tempos Livres Séniores) e coletividades da freguesia. As propostas podem ser enviadas até dia 20 de Maio, via e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou Google Forms (https://forms.gle/ZNTQc8YhgKHPb6Fe6).

Consulte aqui: