JFAmora assinala final do ano lectivo online

Encerra hoje, dia 26 de Junho, um ano lectivo atípico e repleto de desafios. A data é assinalada pela Junta de Freguesia de Amora, em parceria com os Agrupamentos de Escolas da Freguesia, com duas actividades, que envolveram (uma vez mais) Educadores, Professores, Encarregados de Educação e Educandos: uma dança de final do ano e uma gala de talentos.

A 13 de Março, Portugal foi surpreendido pelo decretar de Estado de Emergência e o final abrupto das aulas em forma presencial. Professores, Educadores, Auxiliares, Encarregados de Educação e Alunos tiveram de se adaptar, em poucos dias, a uma nova realidade onde os Encarregados de Educação foram chamados a serem (também) Professores (e a conciliar essa tarefa com o tele-trabalho, em muitos casos) e os Professores tiveram de reaprender a sê-lo, de forma virtual.

“Foi (e é) um ano lectivo e um tempo de muitas lutas, mas também de muitas conquistas que, na nossa opinião, foi (co)respondido de forma exemplar por cada um”, refere Manuel Araújo. “Este tempo vai entrar num momento que se espera mais pacífico, ainda que, igualmente, desafiante para a maioria das famílias – as férias. E isso significaria, em tempos normais, uma festa de final de ano lectivo, onde o trabalho de um ano seria transformado em momentos de talentos e de partilha”, relembra o Presidente da Junta de Freguesia de Amora. Neste sentido, “o Executivo quis que este momento fosse assinalado e encontrasse novas formas de acontecer, dentro do quadro existente e vigente.

Quisemos que houvesse uma festa de final de ano lectivo porque todos merecemos este momento”, remata.

Assim, foram lançadas algumas ideias aos Agrupamentos das Escolas da Freguesia que previam:

- a decoração de máscaras (elas que se tornaram um acessório indispensável num acto de cidadania colectiva de protecção da nossa saúde e dos que nos rodeiam) com mensagens por parte dos alunos e que foram executadas nos Jardins-de-Infância, pelos que o retomaram, e em família pelos que permaneceram em casa;

- uma coreografia (para mostrar o espírito de equipa que se manteve mesmo em tempos de confinamento e isolamento social);

- uma gala de talentos (onde os alunos com algum talento especial pudessem partilhá-lo com os demais colegas, à semelhança do que acontece com as festas de final de ano).

Em três semanas, as Escolas organizaram-se e, “uma vez mais, responderam de forma exemplar. Como, aliás, já o tinham feito quando lançámos o pedido de assinalar o Dia da Criança com o Estendal dos Desejos”, recorda o autarca. “Esta adesão da comunidade escolar e familiar, a estes pedidos - que mais não são que formas simbólicas de manter estas ligações e ajudar a desanuviar todos do peso da responsabilidade de se cumprirem objectivos lectivos, que são severos e exigem muita disciplina de todos - mostram a força que, em cidadania, se pode ter e dos bons resultados passiveis de serem atingidos quando há um foco positivo”, reforça Manuel Araújo.

Os vídeos poderão ser vistos nas redes sociais da Junta de Freguesia de Amora (YouTube, Facebook, Instagram e Twitter), além da plataforma Classroom das Escolas dos Agrupamentos da Freguesia.

Assista à coreografia AQUI.
Assista à Gala de Talentos AQUI.