“Num Farol”: lição sobre cooperação em Teatro Infantil

“Levamos o Teatro às Escolas” é o desafio a que a Junta de Freguesia de Amora se propõe, anualmente. Este ano, mais três escolas básicas e jardins de infância da freguesia - Quinta das Sementes, Paivas e Medideira - receberam a visita do grupo Animateatro, com a peça “Num Farol”.

O nevoeiro está denso, cerrado mesmo. E do farol, de onde se espera que surja a orientação necessária aos que navegam em alto mar, não surge a luz. O nevoeiro estragou o farol e deixou tudo à deriva, desorientado.

Como acontece muitas vezes nas nossas vidas: onde parece que perdemos o norte e não encontramos o ponto de referência.

Mas, entre brincadeiras e muitas risadas, uma traineira e um bote ensinam a importância de se ter amigos em quem confiar: como o velho mestre faroleiro que conhece bem as manhas do nevoeiro que tudo faz para desorientar as embarcações que têm um destino onde atracar.
“Perante a bruma… unem-se esforços, dissipam-se tormentas e tudo volta a clarear”.

E entre este espírito de entre-ajuda e cooperação, desvendam-se sonhos, reforçam-se laços e vencem-se desafios.

“Uma mensagem positiva para uma comunidade infantil que, nos dias que correm, convivem em demasia com o individualismo”, refere Manuel Araújo. Para o Presidente da Junta de Freguesia de Amora, “este projecto tem esta dupla função: levar o Teatro a todas as crianças – uma vez que nem todas têm acesso a esta vertente cultural; e através destas peças levar mensagens positivas da vida em cidadania, do valor da amizade, da importância do respeito e da cooperação”.

“Levamos o Teatro às Escolas” há sete anos

O projecto educativo da Junta de Freguesia de Amora, tem levado o Teatro às Escolas, desde 2013.

Na altura, as marionetas faziam as delícias de um público que se centrava nos Jardins de Infância. Quatro anos mais tarde, em 2017, a Junta de Freguesia de Amora firma um protocolo com a Animateatro – um projecto, sedeado na Amora, de génese itinerária que promove o teatro em contexto escolar – e começa a levar peças ao público das Escolas Básicas.

O protocolo prevê seis sessões de teatro, por ano, divididas pelas 14 escolas de forma rotativa. “Havendo sempre a preocupação de os alunos, no decorrer da sua vida escolar, no ensino básico, serem abrangidos, pelo menos uma vez, pela visita da companhia de teatro”, frisa Manuel Araújo.

Este ano, a Animateatro levou às EB da Quinta das Sementes, Paivas e Medideira, a peça “Num Farol”, um texto original de João Ascenso, com a encenação de Lina Ramos e as interpretações de Alexandre Gregório, Marisa Conceição e Miguel Viana.