Amora assinala 31º aniversário com espetáculos e exposições

Amora comemora oficialmente o 31º aniversário de elevação a cidade a 20 de Maio, mas os eventos festivos estendem-se dessa data até ao final do mês, com uma programação que acontece no Espaço Público para permitir que a população participe e usufrua dos espetáculos.

Vão ser três dias de comemorações que se vão espartilhar por exposições, espetáculos culturais e uma sessão solene onde a história e celebração da elevação a cidade se entrelaçará com outro evento magnânima que se assinala este ano até 2026: o cinquentenário do 25 de Abril.

“Abril abriu as portas para que as populações se pudessem exprimir e fazer ecoar os seus desejos. Com essa Liberdade, a população da Amora, há 31 anos atrás, decidiu reivindicar a elevação de Amora a cidade. Ora, havendo da parte da Comissão Nacional dos Cinquentenário do 25 de Abril, este desafio para que nos unamos em redor deste número redondo em que se comemora a Liberdade, e sendo a Amora uma terra de lutas, de movimentos operários fortes e de forte atividade do movimento clandestino, para nós fazia todo o sentido que a programação deste momento enaltecessem a história riquíssima da nossa cidade, assim como este momento histórico que foi a Revolução de Abril”, explana Nelson Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Assim, as comemorações do aniversário da cidade iniciaram-se de forma particular e especial, com a oferta de um mini espetáculo ao Executivo da Junta de Freguesia de Amora, por parte de internacionalmente renomeado pianista amorense, Tomás Matos – que no seu estúdio particular brindou o Executivo com várias peças ao piano. Oferta esta que se equaciona que se estenda – ainda em forma e contexto a decidir – a toda a população.

No dia 21 de Maio, as comemorações continuaram com a inauguração da exposição “Árvores de Amora”, que teve por base o livro do Professor Manuel Lima, onde faz um levantamento do património verde dos concelhos de Almada e Seixal. Nesta exposição, patente no Auditório da Junta de Freguesia de Amora, foi dado destaque cerca de duas centenas de árvores que se encontram no território da Amora e dadas a conhecer as suas especificidades.

O ponto alto das comemorações acontecem no dia 24 de Maio com a Sessão Solene, que vai decorrer no Coreto de Amora, a partir das 21horas, com vários momentos dedicados à cultura e com a participação do movimento associativo, como o Coro Infantil e Juvenil da Escola de Artes e Alunos da Componente de Apoio à Família (CAF) do IFC Torrense, Grupo Coral Alentejano da Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal, CCDPaivas com as turmas de Ballet e com a União de Grupos Corais de Paivas e Paio Pires e várias suspresas.

O programa do aniversário termina a 31 de Maio, no Bairro dos Corticeiros, com a performance do Espaço Reyel – que vão contar com a participação especial do Grupo de Dança 9Meses e Cláudio Pereira. “25 a 7 vozes” inspira-se no livro com o mesmo nome, assinado pela jornalista e escritora Alice Vieira.
Toda a oferta é gratuita.

Programa:

21MAIO 2024
[10h00]
*Inauguração da Exposição do Prof. Manuel Lima, "Árvores da Amora" (Auditório JFA)

24 MAIO 2024
[21h00]
Abertura
*Tributo a Abril com Tânia Araújo, Coro Infantil e Juvenil da Escola de Artes e Alunos da Componente de Apoio à Família (CAF) do IFC Torrenseo Infantil e Grupo Coral Alentejano da Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal
[21h10]
Momento Protocolar
[21h30]
*Espetáculo "Gerações" (Ballet e Cante Alentejano)