Comissão Cultural de Amora reúne-se para preparar Seixal Cultural

Na noite de 12 de Janeiro, os agentes culturais da Freguesia de Amora reuniram-se com representantes do pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Seixal, com o Presidente da Junta de Freguesia de Amora, Manuel Araújo e com a Vogal para a Cultura da Freguesia de Amora, Helena Quinta. Em cima da mesa, estava a troca de ideias para programação da iniciativa Seixal Cultural.

O Município do Seixal vai dedicar o mês de Maio à Cultura. Nesse sentido tem promovido reuniões com o movimento associativo e agentes culturais das várias Freguesias para elencarem uma programação conjunta.

Marcaram presença nesta reunião, e em representação da Comissão Cultural da Freguesia de Amora, a Animateatro, Teatro Fusão, Via Urbana, SFOA, Associação ARTES e CCDPaivas. Às entidades presentes, e perante o desafio de criar uma programação em conformidade com as restrições a que a pandemia ainda obriga, foi lançado o repto de poderem vir a partilhar durante o mês de Maio o que de melhor produzem nas suas atividades culturais.

Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, considera “este um encontro importante para reativar ligações e encontros que ajudam a dinamizar as coletividades e as suas facetas culturais”. Uma vez que, “a Cultura é o pão da alma e assume um papel, ao lado do Desporto, de importante embaixadora do nome da Freguesia e do Concelho”. O autarca relembrou que é das “nossas coletividades, que têm uma forte e enraizada oferta e atividades culturais, que têm surgido vários talentos que hoje em dia dão cartas no mundo da Música, Teatro, Cinema, Pintura, Escultura e Dança”.

Numa altura em que a pandemia tem sido demasiado opressora para a atividade da Cultura, o Seixal Cultural surge como um projeto de libertação do movimento associativo e agentes culturais, libertando-os da sua oferta dentro de portas (em alguns casos) e permitindo a democratização da mesma à população do concelho (e não só), permitindo que a população saiba o que cada freguesia produz em termos de oferta de Teatro, Dança, Música, Pintura, Escultura e outras áreas.