BrunoSantosBAMS enche Auditório da JFAmora

Mais de uma centena de pessoas, passaram pela inauguração da exposição do artista urbano BrunoSantos BAMS, que aconteceu dia 11 de Janeiro, no Auditório da Junta de Freguesia de Amora. As opiniões, sobre esta primeira experiência a solo do artista, foram unânimes: “está espetacular!”

O sábado amanheceu com sol, mas frio – o que poderia ter sido um factor dissuasor para uma saída mais cultural na cidade de Amora. No entanto, quando o relógio marcava 16horas e poucos minutos, os primeiros convidados para a inauguração da primeira exposição em nome individual de BAMS, foram aparecendo.

A surpresa, além do próprio conceito do evento, foi o tipo de público: intergeracional. Mostrando que a arte urbana está a sair do seu estigma de marginalidade e a ganhar adeptos de todas as idades, literalmente.

Os primeiros a chegar foram os pais do jovem artista amorense. O nervosismo fez-se sentir enquanto BAMS os questionava: “Gostam?” Os progenitores estavam, visivelmente, satisfeitos por esta conquista do filho, e a mãe confessou-nos: “valeu a pena os riscos e rabiscos que andava sempre a fazer em pequenino.”

O restante apoio familiar foi chegando com a presença de Alice, a filha, e Catarina, a mulher do grafitter.

As noites e as horas do dia retiradas à família, enquanto preparava esta exposição, encontravam agora a sua recompensa.

Música, Emoção e Coração

No Auditório da Junta de Freguesia de Amora, o DJ envolvia o ambiente com música jazz e chill out, digna das notas mais robustas do rap que tinham motivado cada uma das obras agora hasteadas na parede. “VIVA” é o nome da exposição e do poema inspiracional (da autoria do rapper portuense MAZE) usado por BAMS e, no sábado, viveu-se: amizade, família, entusiasmo, arte, música e respeito entre artistas.

Na sala, circulavam outros nomes ligados à Arte Urbana que quiseram mostrar o seu apoio a BrunoSantosBAMS. Ana Rita Duarte, ou ArtKeepsMeAlive como assina, é um dos poucos nomes femininos que ecoam no meio e foi uma das que marcou presença no evento. “Um artista tem sempre de apoiar outro,” dizia.

Quanto à obra, “gosto muito desta exposição”. Não desilude quem, como ela, já há muito que segue o trabalho do BrunoSantosBAMS e, confessa “gostei muito da diversidade, da textura que ele cria, de tudo o que ele faz: o desenho, a linha, está super interessante.”

Das paredes da rua para as paredes das galerias

Ter a obra urbana exposta em paredes de galeria não é inédito. A novidade é a aventura ser a solo. E isso denota um sentimento que é confesso pelo artista plástico: “É um orgulho para mim esta exposição”.

Para a cidade e, para a aposta cultural do Executivo liderado por Manuel Araújo, esta exposição também assume um sabor especial: “é um marco muito importante que pensamos que se vai reflectir em muitas outras iniciativas e muitos outros projectos que nós temos pensados”.

Projectos que se esperam ter o sucesso do atingido com outros, onde BAMS também assinou o seu nome. “Temos alguns apontamentos de arte urbana do Bruno - que é um artista da Amora – e, exemplo disso, é o miradouro - que é só um dos locais mais fotografados da nossa cidade”, recorda o presidente da Junta de Freguesia de Amora, que reforça que “as pessoas, quando é arte, também gostam de ver e preservar, acima de tudo”.

E para ver, mediante marcação com os serviços da Junta ou com o próprio artista, estão as obras de BrunoSantosBAMS, até dia 20 de janeiro, no Auditório da Junta de Freguesia de Amora.