Bruno SantosBAMS: a arte de viver em tela grafitada

Bruno SantosBAMS: lições de vida em forma de arte

“VIVA” é a primeira exposição individual do artista urbano Bruno Santos, mais conhecido por BAMS. O trabalho do grafitter amorense pode ser apreciado na Galeria Auditório da Junta de Freguesia de Amora, a partir do dia 11 de Janeiro.

Para BAMS, esta exposição, “trata-se de uma viagem de introspeção e de um brinde à vida, onde pretendo despertar um conjunto de emoções e sentimentos, que serão diferentes de indivíduo para indivíduo”. “A vida, simplesmente acontece, por isso, Viva”, é frisada pelo artista como a premissa base, que encontra tradução em incisivas linhas de spray que se mesclam com a natureza, o espaço urbano, a tecnologia e as mais diversas técnicas clássicas e contemporâneas. Deste diálogo nasceram as peças que convidam a um olhar: ora distante, como quando se analisa a vida e os seus acontecimentos com a maturidade dos anos; como ao pormenor, como quando se vivem os momentos presentes, onde se exacerbam sentimentos, se absorvem desenfreadamente os ensinamentos e se experimentam emoções à flor da pele. Agregada à obra, e para esta existir, é necessária inspiração; e esta foi motivada por outro artista, que é também um amigo, André Neves ou MAZE. É do rapper portuense o poema homónimo - “VIVA” - que serviu de base a cada uma das peças que BAMS nos convida a olhar e a escutar.

“Convido, quem venha ver a exposição, a ouvir com atenção a música e depois, esqueça tudo o que viveu e viu e faça uma viagem de introspeção e de valorização daquilo que realmente tem, e merece, valor”, reflecte Bruno Santos. “Vais ser algo único, sobretudo para o território da Amora, e que vai dar que falar”, garante o artista que, desta forma, espicaça o sentido de curiosidade de todos os que apreciam arte, de forma geral. “Viva” é o coroar de vários anos da carreira de BAMS, um nome que é amplamente reconhecido na Amora – de onde é natural e onde tem várias obras em locais públicos - como no mundo da street art nacional.

A exposição pode ser visitada até dia20 de Janeiro, mediante marcação prévia com os serviços da Junta de Freguesia (212 268 730) ou com o próprio BrunoSantosBAMS.

Arte urbana, não é vandalismo

O desafio de expor partiu da Junta de Freguesia de Amora, que quer dar mais visibilidade aos artistas urbanos, sobretudo, aos amorenses.

“Queremos proporcionar locais onde, estes artistas, possam mostrar a sua arte de forma legítima e, desta forma, transmitirmos uma mensagem conjunta que passa por mostrar as usuais pinturas de murais como arte urbana, que pode e deve estar exposta em galerias”. Para o Executivo da Junta de Freguesia de Amora, “esta é uma forma de frisar que a arte urbana, que vemos nascer das mãos de artistas como o Bruno SantosBAMS, é completamente divergente das usuais tags (que não passam de riscos e rabisco) que vemos, cada vez mais, a destruírem e poluírem visualmente propriedade privada e pública na nossa comunidade”, frisa o Presidente Manuel Araújo.

Neste âmbito, estão na forja alguns projetos que pretendem combater as tags ilegais e manterem o rosto de Amora limpo. Um deles, por parte da Junta de Freguesia de Amora, num trabalho intrínseco de parceria com o grafitter BrunoSantosBAMS e com a Câmara Municipal do Seixal,trata-se da criação de um muro comunitário de pintura autorizada de grafitti.

Bruno Santos aka BAMS: quem é?

Bruno Santos aka “Bams”apresenta-se como um artista urbano, dinâmico e contemporâneo. O seu nome está associado a algumas peças patentes nos mais diversos espaços do país, assim como, ao desenvolvimento de projetos artísticos de índole multigeracional.

Foi membro da Direção de uma associação de artista - RUAS, RevitalizaÇão Urbana Artística do Seixal – e, durante este seu percurso, fez parte de algumas intervenções e exposições coletivas.

É o nome de Bruno Santos que está, também, associado à criação do Bamspot Studio, na Amora. Um espaço de agregação e partilha de várias vertentes artísticas, tais como: dança, poesia e arte urbana. Mais recentemente tem-se debruçado pelo interesse no individuo, no seu desenvolvimento pessoal e nas emoções e, de que forma, a arte pode melhorar a saúde mental, o bem-estar emocional e social da pessoa.