Manuel Araújo anuncia saída do cargo de Presidente da JF Amora

Ao fim de 12 anos, é com uma mistura de emoções que me despeço da honrosa missão de Presidente da Junta de Freguesia de Amora. Foram anos de compromisso e dedicação à nossa comunidade e é com um coração cheio de gratidão que passo esta pasta para a próxima geração de autarcas, que com toda a certeza irão continuar a executar o nosso projeto assente no trabalho, honestidade e competência.

Nestes anos aprendi a sentir a Amora como minha e tornei-me parte desta cidade. Nasci em Miranda do Corvo/Coimbra e, aos catorze anos, a vida de trabalhador / operário encarregou-se de me trazer para a margem certa do Tejo e do Judeu e aprendi a respeitar e a honrar esta terra como minha, como nossa!

Na união procurei a força para trabalharmos em prol do bem comum e foi uma honra.

Foi uma jornada marcada por muitos desafios, outras tantas vitórias, momentos de incerteza mas também de celebrações memoráveis. Durante o meu tempo neste cargo, testemunhamos as mudanças que moldaram a nossa freguesia e a transformaram em um lugar cada vez melhor para se viver.

Foram anos difíceis: iniciei o mandato com a chegada da Troika e com todas as suas consequências; atravessámos toda a crise pandémica e termino no meio de uma profunda crise económica e social, com especial enfoque no aumento das rendas das casas e taxas de juro.

Mas juntos, realizamos muito:

- Em tempos de pandemia, enfrentamos a crise do COVID-19 com determinação. Trabalhamos incansavelmente para garantir que todos tivessem acesso a cuidados de saúde adequados, apoio alimentar e compras, a informações cruciais e, para que não se sentissem sozinhos nas suas casas, levámos ainda alegria e animação às ruas da cidade. Esta crise foi, aliás, o maior desafio que enfrentei ao vosso lado e que me deixou extremamente orgulhoso desta terra e das suas gente, que demonstraram uma resiliência e empatias extremas para com o seu próximo;

- Melhoramos significativamente as infraestruturas locais, garantindo espaços públicos mais acessíveis, dignos e renovados;

- Investimos na Educação, Cultura e Desporto, como uma tríade que se constroem em uníssono e se podem tocar dentro das paredes onde se ergue a escola, com projetos como “Teatro na Escola”, “Carnaval das Escolas”, “Corta Mato Escolar”, “Barcos Dragão”, etc.

- Apoiamos e incentivamos atividades solidárias, nutrindo e fortalecendo o nosso espírito comunitário, com projetos que pretendem dignificar o ser humano nas suas fases menos positivas, como “Amora Solidária: Loja Social” e a “Brigada Amora Solidária”;

- Vimos o Município olhar para a Amora e reconhecer o seu potencial e por isso merecer o investimento municipal com a construção de infraestruturas capazes de fazer o nome da cidade ecoar ainda mais longe e trazer os de longe à nossa terra. Falamos de projetos como o Pavilhão do Águias Unidas, o Centro Náutico de Amora, o Pavilhão Cidade de Amora, o Quartel dos Bombeiros Mistos de Amora  a Universidade Sénior, o Centro de treinos do Amora F.C. no Parque do Serrado, a Loja do Cidadão e o (ainda em construção) Centro Cultural de Amora, José Saramago.

Estas são apenas algumas das muitas realizações que compartilhamos ao longo desta jornada, mas há centenas de pequenas intervenções, com menos visibilidade, mas com uma importância enorme para as pessoas que delas beneficiam, como é o caso de pequenas obras de acessibilidade a nível de rampas e rebaixamentos de passeios.

Muitas outras são ainda necessárias e acredito que, nas mãos dos novos líderes, encontrarão a sua emergência satisfeita e que a Amora fará (ainda mais) jus ao lema “Freguesia para ser Bem vivida”!

Embora me esteja a despedir da minha função oficial, levo Amora comigo no coração, e continuarei a ser um membro ativo desta comunidade vibrante. Tenho plena confiança de que o nosso futuro será ainda mais promissor, com projetos comprometidos e cidadãos dedicados que continuarão a elevar a nossa freguesia.

Foi uma honra servir como presidente, e agradeço a todos sem exceção (cidadãos, movimento associativo,comunidade religiosa, forças de segurança, comunidade educativa, colaboradores, trabalhadores da autarquia, líderes partidários das diferentes frentes) pelo apoio, confiança e colaboração ao longo dos anos.

Agradeço ainda àqueles que de perto trabalharam comigo nos Executivos que liderei e em especial aos trabalhadores da Junta de Freguesia de Amora sem os quais eu nada faria.

Por fim agradeço, ao meu partido, o Partido Comunista Português pela confiança que depositou em mim ao propor-me com seu candidato aos sucessivos atos eleitorais autárquicos.

Amora, 29 Setembro 2023
Manuel Araújo