Congresso da Associação Nacional de Municípios reúne na Amora

O concelho do Seixal vai ser o anfitrião do XXVI Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). O local eleito, para receber as comitivas de todo o país, foi o recém inaugurado Pavilhão Cidade de Amora, na freguesia que lhe dá o nome.

No próximo dia 30 de Setembro, os eleitos dos municípios de Norte e Sul do país vão ter um destino em comum: a freguesia de Amora para receber o evento que acontece sob o lema “Poder Local, o Mais Próximo das Pessoas”. Na agenda constam temas e atividades como: preleções e debates sobre questões como a autonomia e a descentralização, a coesão do país e o financiamento local. Enquadrados nestes temas centrais, vão ser discutidas matérias como a nova Lei de Finanças Locais, o financiamento comunitário, a política de habitação, o estatuto dos eleitos locais e desafios como a transição digital, a sustentabilidade ambiental e a Agenda 2030.

O congresso acontece não apenas no quadro ambicioso de retoma da economia e do investimento local, alavancado pela disponibilidade de financiamentos nacionais e comunitários provenientes do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e do PT2030, mas também no quadro dos desafios que se colocam ao Poder Local com o assumir de um vasto conjunto de novas competências.

Além de representantes do Poder Local de todo o país, marcarão presença o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa. Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, irá fazer a intervenção inaugural do evento.