Magazine Amora: uma nova forma de comunicar a freguesia

A Junta de Freguesia de Amora entrou o ano com um rebranding da sua habitual newsletter. O documento sofreu um refresh de imagem e conteúdo (que não será completamente estanque em cada edição) e passou a denominar-se: Magazine Amora.

"O design mais arrojado e moderno, vinca o caminho que se traça na senda do desenvolvimento sustentável e sinergético e da inovação da cidade / freguesia. Neste processo, há a salvaguarda de que tal é atingido se executado como um todo apoiado nas políticas e trabalho do Executivo, das coletividades, das associações, do comércio e, sobretudo, das Pessoas", explica Manuel Ferreira Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Em paralelo, procura-se "remeter para pontos da identidade territorial que não podem nem devem ser perdidos ou esquecidos - sobretudo num espaço urbano que cresce em diversidade e multiculturalidade". Estes pontos de identidade remetem-nos para a história imaterial (e material) da freguesia e a partir dela é que se deve evoluir.

E onde vemos esses pontos de ligação? Nas figuras geométricas que unem os rostos e histórias que dão significado ao conteúdo. No tipo de letra, que recorda as velhas máquinas de escrever usadas nos boletins de informação das fábricas; no tipo de letra quase manuscrita, que nos remete à época em que a realeza fazia da Amora um ponto de refúgio, passagem e estadia; e nos separadores de temas da magazine onde figuram imagens do passado e que perduram pelo futuro.

Desta forma, a Junta de Freguesia de Amora pretende destacar-se das demais newsletters e típicos boletins informativos, procurando que a nova linha editorial atinja objetivos como: ser apelativa ao olhar e à leitura; criar consciência do trabalho político que é efetivado de forma diária, recorrente e consistente no território; criar ligação entre cidadãos e espaço urbano; divulgar espaços, profissionais e projetos que ajudam a freguesia a ser um território para melhor ser bem vivido.

"Algum conteúdo é trabalhado em parceria, como é o caso da área Raízes de Amora, cujo conteúdo é do autor (Antero Ferreira) do blogue com o mesmo nome. Outras sinergias estão ainda a ser encerradas no sentido de proporcionar um ecletismo temático a um espaço informativo que estará disponível, para já, de forma digital", remata Manuel Araújo.

O rebranding da Magazine é um dos projetos que assinala o ano em que a cidade completa o seu 30º aniversário, e pode ser consultada / subscrita acedendo ao separador Comunicação no site jf-amora.pt.