“Contamos com a oposição num quadro de participação construtiva”

O Executivo da Junta de Freguesia de Amora tomou posse na noite de 15 de Outubro. No seu discurso de agradecimento, Manuel Araújo, presidente eleito da Junta de Freguesia, reforçou a mensagem de necessidade de se continuar a trabalhar por uma “terra que agrade a todos”. Para tal contava, não só com o apoio dos cidadãos e das forças vivas da cidade, como “com a oposição num quadro de participação construtiva”.

A Sociedade Filarmónica Operária Amorense (SFOA) acolheu a cerimónia de tomada de posse do Presidente eleito nas autárquicas de Setembro e da sua renovada equipa. Nelson Ramos, Cláudia Reis, Sofia Carmo, Miguel Branco, Helena Quinta e Eugénio Costa juntam-se a Manuel Araújo na composição do novo Executivo para o quadriénio 2021/2025, à frente dos destinos da Freguesia de Amora. Executivo este que mereceu 10 votos a favor, 9 em branco e 2 contra.

A Assembleia de Freguesia, em que decorreu a cerimónia, deu ainda local à eleição dos membros da Mesa da mesma. A lista apresentada pela CDU e composta por Pedro Mogárrio (Presidente), Júlio Marquês (1º Secretário) e Ana Lúcia (2ª Secretária), mereceu 12 de 21 votos favoráveis, face à contraproposta pelo PS (que recebeu 9 votos a favor).

Discursos em defesa dos interesses da Amora

Após as votações, foi tempo das forças políticas representadas na Assembleia de Freguesia de Amora tomarem da palavra.

A eleita do Bloco de Esquerda, pautou o seu discurso pela necessidade “de os próximos quatro, serem ricos na defesa dos direitos e dos interesses dos amorenses, bem como do desenvolvimento sustentável da cidade de Amora”. Para tal defendeu ideias como: um Orçamento Participativo; criação de um Plano de Intervenção Social; erradicação dos bairros degradados; criação de uma Bolsa Pública de Habitação; mais e melhores transportes públicos e a resolução do problema do aterro sanitário.
Por seu turno, o representante eleito do Chega! optou por não fazer promessas, mas sim, dar garantia que tudo fará “para levar as vozes de todos os fregueses às reuniões Assembleia de Freguesia e dar a cara para verem em quem podem confiar”. Estando consciente “do muito trabalho que têm pela frente nestes quatro anos”.

O representante do PSD na Assembleia de Freguesia pautou o seu discurso no sentido de afirmação de serviço pelo bem comum, “e que, em mais um mandato de maioria relativa, farão uma oposição construtiva e responsável, procurando sempre os melhores compromissos para melhorar a vida das pessoas”. Para tal, afirmou a necessidade de “reivindicar mais apoios para a Amora junto dos órgãos deliberativos”.

Já o PS, apontou o seu discurso ao novo Executivo para que “possam fazer mais e melhor pela cidade de Amora”, afirmando que, neste âmbito, “o PS nunca será parte do problema, mas sim da solução”, continuando “empenhados e resilientes na construção de uma alternativa que aposta numa Amora focada no combate às alterações climáticas e na transição digital justa e inclusiva”.

Pela CDU, a eleita frisou a necessidade de continuação num trabalho por uma “ainda melhor e maior qualidade de vida dos amorenses”, para tal demonstrou a total disponibilidade da CDU para desenvolver um “trabalho conjunto e de proximidade” com todos, onde a exigência máxima “é a elevação e respeito na troca de ideias”.

Os discursos finais ficaram a cargo de Pedro Mogárrio e Manuel Araújo, presidentes da Assembleia e Junta de Freguesia de Amora, respetivamente. Ambos com notas para a importância do trabalho social, numa freguesia onde há ainda uma enorme franja de população vulnerável. “A Assembleia de Freguesia de Amora propõe-se a colaborar estreitamente com a Junta de Freguesia de Amora, para que as dificuldades e carências da Freguesia sejam atenuadas”, afirmou o presidente eleito da Mesa da Assembleia de Freguesia.

Neste sentido, o discurso de Manuel Araújo pautou-se, igualmente, pela necessidade de elevação da cidade e dos seus pontos fortes. Algo passível de ser alcançado, “com o trabalho dos eleitos que hoje aqui tomaram posse, mas sobretudo com a ajuda de todos, para continuarmos a construir uma terra que nos agrada e agrada aos outros, que nos dá felicidade e nos induz a partilhá-la”. Neste sentido, o autarca frisou a necessidade de uma “oposição - que será respeitada no seu estatuto e de quem esperamos contributos sérios, num quadro de envolvimento naturalmente crítico e de participação construtiva”.

Consulte a Assembleia de Freguesia de Amora aqui.