Dia Municipal do Bombeiro: entregues quatro viaturas

A cidade de Amora foi a anfitriã das comemorações que marcaram o Dia Municipal do Bombeiro. No Parque das Paivas, assistiu-se à assinatura de um protocolo entre Câmara Municipal do Seixal, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora e à entrega de duas viaturas a cada uma da corporações de Bombeiros da Amora e Seixal.

Fez-se soar a fanfarra, no Parque Urbano das Paivas, em Amora, para acompanhar o desfile apeado dos Bombeiros Mistos de Amora e do Concelho do Seixal. A cerimónia quis-se discreta, mas não esquecida.
Até porque, o contexto atípico que ainda se vive de pandemia “deve servir para colocar ainda mais em evidência o carácter insubstituível dos nossos Bombeiros, em benefício e salvaguarda de pessoas e bens, e prestar o devido reconhecimento à missão e às pessoas que o assumem”, como frisou Manuel Araújo, presidente da Freguesia de Amora.

No recinto, enquanto as entidades oficiais discursavam, a população podia ver a exposição de alguns dos 11 veículos que nos últimos anos foram oferecidos pelo Município do Seixal às Associações de Bombeiros de Amora e Seixal. Ao lado destes figuraram mais quatro novas viaturas: duas de Comando (uma para cada Associação), uma florestal (Bombeiros Mistos de Amora) e uma ambulância (Bombeiros do Concelho do Seixal). Aquisições que, a par de novas instalações e equipamentos de proteção individual, perfazem, nos últimos cinco anos, um investimento municipal na ordem dos 7,5 milhões de euros em apoios que têm sido destinado para a Proteção Civil, nomeadamente aos Bombeiros do Concelho.

Houve ainda lugar à assinatura de um protocolo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil para a constituição de uma Equipa de Intervenção Permanente para os Bombeiros do Concelho do Seixal e para os Bombeiros de Amora.