INE procura Recenseadores

Instituto Nacional de Estatística precisa de 11 mil Recenseadores, em todo o país, para a realização dos Inquéritos no âmbito do 16º Recenseamento Geral da População e do 6º Recenseamento Geral da Habitação – CENSOS 2021. As candidaturas devem ser apresentadas até dia 21 de Fevereiro.

De Abril a Junho de 2021, o INE vai realizar a maior operação estatística nacional – o CENSOS2021.
Os Censos vão "contar" todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação. De modo a garantir a qualidade da execução dos Censos e acautelar os riscos para a população, recenseadores e demais estrutura de recolha, que a operação comporta no atual contexto epidemiológico, o INE definiu um Plano de Contingência. Este plano incluiu:
- a observação de um rigoroso protocolo de segurança de Saúde Pública ao abrigo das regras emanadas pelas autoridades de saúde
- uma estratégia que reforça a opção pela recolha de informação através da internet e o apoio à população através de uma linha telefónica, com possibilidade da resposta telefónica dirigida essencialmente a grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial, nomeadamente por razões de saúde pública.

Perfil:
• Habilitações académicas ao nível do 12º Ano (preferencialmente);
• Competências ao nível da microinformática e da utilização de TIC;
• Smartphone [Android 5.0 ou IOS 12 ou superior] (com ecrã de 5 polegadas ou superior) com ligação à internet ou Tablet com ligação à internet;
• Capacidade para estabelecer contactos interpessoais, ser cordial, agradável, metódico/a e rigoroso/a;
• Conhecer bem a zona geográfica para a qual se candidata;
• Disponibilidade aos fins-de semana e durante a semana a tempo parcial;
• Disponibilidade de transporte próprio (preferencialmente).

Requisitos (Contrato de Prestação de Serviços)
• Estar coletado/a nas Finanças como trabalhador/a independente ou a possibilidade de recorrer ao Ato Isolado;
• Estar inscrita/o na Segurança Social como Trabalhador/a Independente ou estar Isento/a;
• Não possuir dívidas às Finanças e à Segurança Social;
• Disponibilidade para participar em sessão informativa referente à atividade a desenvolver.
Excecionalmente nos termos do DL 54/2019 de 18 de abril podem candidatar-se:
• As/Os trabalhadoras/es que exercem funções públicas podendo acumular essas funções com o exercício de funções públicas remuneradas;
As/Os aposentadas/os, reformadas/os, reservistas fora da efetividade e equiparados.

Condições:
• Contrato de Prestação de Serviços com a duração de cerca de 2 meses (entre abril e junho de 2021);
• O pagamento pelos serviços prestados varia em função dos resultados apresentados (um recenseador com 600 alojamentos atribuídos e que termine o seu trabalho em 6 semanas receberá em média 1500€).

As candidaturas devem ser obrigatoriamente formalizadas, até 21-02-2021, através do preenchimento online do formulário disponível em recrutamento.ine.pt (hiperligação : https://recrutamento.ine.pt/Pages/Candidatos/CandidatosApresentacaoAnuncio.aspx?AKxppZ6XozwJm1btjwf3vANtYtS-buCLzeChcBb-Bwg)