Concelho do Seixal implementa novo sistema de recolha selectiva de Biorresíduos

No âmbito da marca Seixal On, a Câmara Municipal do Seixal tornou-se a primeira da região de Setúbal a implementar o novo sistema de recolha selectiva de biorresíduos, no âmbito do projecto “Recolher Porta a Porta para Valorizar”.

Em 2019, o projecto municipal “Recolher Porta a Porta para Valorizar”, entrou no terreno conseguindo, numa primeira fase, a adesão de 1000 moradias - das zonas de Belverde, Marisol e Vale de Carros - no processo de recolha selectiva dos resíduos urbanos biodegradávies em zonas abrangidas pela recolha porta a porta de resíduos indiferenciados.

Com o novo ano, entra em implementação a 2ª fase deste projecto, que alarga para mais 15 mil moradias e uma população de 32 000 habitantes os seus aderentes. Esta nova fase, abrange as localidades de Vale de Milhaços, Verdizela, Fernão Ferro, Foros de Amora, Pinhal Conde da Cunha, Pinhal de Frades e Redondos, e permitirá a recolha de mais de 4 082 toneladas de resíduos urbanos biodegradáveis por ano, que serão transformados em composto, evitando a sua deposição em aterro.

As primeiras três de seis viaturas de recolha de biorresíduos, já foram recebidas pelo Município (a 26 de novembro de 2020), vindo as mesmas equipadas com uma tecnologia inovadora que possibilita o registo do volume de resíduos no contentor e o nível contaminação dos biorresíduos separados, e a monitorização e gestão de dados.

Este projecto tem como base os princípios da Economia Circular que envolve a partilha, reutilização, reparação e reciclagem de materiais e produtos alargando o seu ciclo de vida e assim contribuir-se para a criação de um sistema mais amigo do ambiente e contra desperdício.

Como funciona? Basta aceitar o contentor castanho de 120 litros, facultado gratuitamente pela Câmara Municipal do Seixal e fazer uso do mesmo, depositando os resíduos orgânicos neste contentor. Os resíduos recolhidos são transformados num composto, aplicado depois em produções agrícolas da região.

SEIXAL ON – O QUE É?

Seixal On, lançado no início do mês de Março de 2020, é uma marca do Município do Seixal, que afgrega um conjunto de ideias e projectos inovadores, assentes em soluções tecnológicas promotoras o conhecimento na áreas do Ambiente, Biodiversidade, Mobilidade, Energia, Descarbonização, Qualidade do Ar e Alterações Climáticas, tendo como principal objectivo, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos num Município Sustentável.

Tags :