Voto antecipado: saiba como solicitar

Quem estiver impedido de votar presencialmente, nas eleições presidenciais, agendadas para dia 24 de Janeiro, já pode solicitar o exercício do seu direito de voto até dia 14 de Janeiro, através do site do Ministério da Administração Interna aqui.

A antecipação do voto para quem esteja numa situação de doença, mobilidade ou confinamento obrigatório, poderá ser solicitada, já está a decorrer. Assim, quem quiser antecipar o seu voto para 17 de janeiro, numa qualquer Câmara Municipal, em vez do dia 24 na mesa de voto onde está inscrito, tem de o fazer entre o dia 10 e 14 de Janeiro. O pedido deverá ser efectuado por via electrónica, acedendo a site do Ministério da Administração Interna aqui ou através de envio de pedido por Correio.

Caso opte por envio por CTT, deverá mencionar o nome completo, data de nascimento, número de identificação civil, morada, mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretende exercer o direito de voto, endereço de correio eletrónico e/ou contacto telefónico, havendo uma minuta na página da Internet do Ministério da Administração Interna disponível para o efeito.

No dia 17 de janeiro, o eleitor vota na mesa do local escolhido, de acordo com a alteração à lei, aprovada em outubro pela Assembleia da República.

Apenas para o caso dos eleitores em confinamento obrigatório devido à pandemia de Covid-19, terão de manifestar a intenção de votar no domicilio ou noutro local não hospitalar, no mesmo período de tempo (11 a 14 de Janeiro) através de carta ou no site (https://www.votoantecipado.mai.gov.pt/). Neste caso, prevê-se que equipas municipais, devidamente equipadas e com regras sanitárias estritas, recolherão o voto dos eleitores nestas condições, nos dias 19 e 20 de janeiro.

Aceda aqui para pedir o Voto Antecipado.