Por um melhor 2021

Dizem que as maiores batalhas são dadas aos melhores guerreiros.

2020 deu-nos uma das maiores batalhas que, enquanto sociedade, tivemos de travar neste século. Uma batalha que não fez discriminação (nem da melanina, nem do estatuto social, nem da idade); uma batalha que nos sacudiu das nossas seguranças e nos confrontou com o melhor e pior que somos, enquanto indivíduos e colectivo.

Uma batalha que, a Junta de Freguesia de Amora, tem vindo a travar na linha da frente:

- os nossos serviços Administrativos nunca encerraram: readaptaram-se a esta nova realidade e passaram a receber, por marcação, todos os que precisam de aceder presencialmente aos nossos serviços e a disponibilizar online as soluções que podem ser tratadas de forma virtual. Adaptando o espaço às novas exigências de segurança, com a inclusão de divisórias em acrilico que garantam a distância entre freguês e funcionário, a disponibilização de gel desinfectante;

- os nossos serviços de intervenção no Espaço Público nunca pararam: muito pelo contrário. O seu trabalho teve de alcançar um estado de maior meticulosidade e maior frequência que até então, garantindo que, a segurança e higiene do espaço partilhado por todos, se ressentia o mínimo possível dos efeitos negativos de uma nova forma de estar e viver, que obrigava ao uso de máscaras, desinfecção constante e metodologias que nos recordassem da necessidade de distanciamento social;

- os nossos Serviços Sociais nunca deixaram de prestar auxílio: inclusivamente, foi a época que mais trabalho tiveram (e têm). Ao primeiro sinal de alerta lançado pelo Governo, uma equipa de voluntários foi celeremente organizada para se reforçar o trabalho – já dele diário e exaustivo – de apoio aos grupos mais vulneráveis da nossa sociedade. Este trabalho teve de ser alargado a outras franjas da comunidade (famílias monoparentais, com menores / idosos ou doentes a seu cargo; idosos isolados ou sozinhos) que, até então, dispunham de uma vida financeiramente tranquila, mas a que a crise sanitária associou uma económica, talvez sem precedentes. Nos nossos voluntários, encontrámos uma força motriz tremenda e inspiradora! Uma força que temos de louvar pela disponibilidade, de cada um, em se dar ao próximo de forma altruísta e exemplar. Para estes que foram os braços direitos e o rosto dos nossos projectos no terreno e os heróis de todos aqueles que, junto dos nossos serviços, procuraram algum amparo, não há palavra maior que “Obrigada!”.

- os nossos serviço de Educação, Cultura, Actividades Económicas e Comunicação, não cruzaram os braços: procurando levar junto dos que nos seguem nas redes sociais (e não só), as notícias dos projectos que fomos desenvolvendo na nossa Freguesia, para ajudar a ultrapassar os tempos de confinamento de forma mais salutar e com uma mensagem contínua de esperança, como o caso da “Música na Rua”, “Amora Partilha: dicas para uma quarentena activa”, “Vizinhos Mais Solidários… cantam parabéns à janela”. Procurámos promover a Cultura, no espaço virtual, dando lugar a que o movimento associativo da nossa cidade pudessem mostrar o que os mantinha ainda activos. Junto da comunidade educativa, procurámos incentivar e dar resposta às suas angústias, receios e inseguranças, desafiando professores e alunos a assinalarem connosco, através de vídeos, o Dia da Criança e tantas outras efemérides e levando o habitual Teatro às Escolas recorrendo a plataformas de streaming. Procurámos ser um veículo de comunicação entre comércio tradicional e fregueses, ajudando a divulgar os estabelecimentos de comércio tradicional que adaptaram os seus serviços (com entregas ao domicilio e compras online) às necessidades dos tempos que atravessamos.

Estes são apenas alguns dos muitos exemplos do trabalho que levamos até si. Consigo desvendámos novas formas de celebrar datas festivas de forma segura; (re)aprendemos a arte da socialização; semeámos os valores da empatia e da solidariedade – que, como alguém já disse algures, são os antivírus mais poderosos para estes tempos pandémicos.

A seu lado, continuamos a travar esta dura batalha, esperando que a cura esteja ao virar para 2021; esperando que esta dura batalha tenha feito de nós, não só melhores guerreiros, mas sobretudo melhores seres-humanos; esperando que, todos os que lutam qualquer que seja o seu campo de batalha, se possam sentir apreciados e seguros e, esperando que todos os que partiram não sejam esquecidos e tenham encontrado paz. Mas, sobretudo, esperando que 2021 nos traga a serenidade de uma batalha próxima da vitória contra este vírus e nos traga a esperança e a segurança do arco-íris da positividade que se ergueu em cada janela. A seu lado, continuamos a batalhar por um futuro melhor e por uma Freguesia pronta para viver esse futuro!

Boas Festas!

O Presidente da Junta de Freguesia de Amora,