Centro de Rastreio Covid 19: testes sem sair do automóvel

Foi instalado um novo Centro de Rastreio ao Covid 19, no parque de estacionamento do Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, na Freguesia de Amora. O primeiro na margem sul que possibilita a testagem ao novo coronavírus sem sair do veículo (drive thru).

Tudo começa com um telefonema para a Linha SNS 24 onde se faz a triagem dos casos suspeitos de terem contraído COVID-19. A partir daí, os utentes são direccionados para os centros de rastreio, do qual faz parte o novo complexo montado no parque de estacionamento do Carla Sacramento – uma parceria entre um laboratório privado e a Câmara Municipal do Seixal.

Destinado apenas a utentes que se desloquem em veículo automóvel, os testes neste centro requerem marcação prévia obrigatória, através do número 220 125 001. Tendo o utente, como opções de agendamento, qualquer um dos dias de semana (segunda a sexta-feira), entre as 9 e as 13 e as 14 e as 18 horas.

Sem sair do carro, o utente é, seguramente, testado no interior do seu veículo, sendo apenas necessário a abertura parcial do vidro da viatura. O serviço está disponivél tanto para doentes do SNS assim como para utentes com Seguros de Saúde.

A par desta valência, a Câmara Municipal do Seixal, adiantou ainda que, no local, se acrescentará um espaço onde vai funcionar uma Área Dedicada aos Doentes Respiratórios. A mesma entrará em funcionamento em Novembro e resulta de uma parceria entre a Comissão Municipal de Protecção Civil e do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal (ACES). Esta unidade vai permitir a avaliação clínica dos doentes com suspeita de infeção respiratória aguda que, pela gravidade dos sintomas, necessitem de avaliação médica presencial.

Como funciona o teste de rastreio covid-19?

• Durante a marcação telefónica, terá de informar o seu n.º de cartão de cidadão e a matrícula do veículo em que o utente irá efetuar o teste.

• No centro de recolha existe uma linha definida em que os carros aguardam a sua vez.
• Chegado ao local, o utente mantém a janela fechada, comunicando com a equipa via telemóvel para preencher a ficha de utente. O número de contacto será disponibilizado no local.

• De seguida, os profissionais de saúde procedem à recolha de colheita rápida com uma zaragatoa nasofaríngea.

• Os resultados são enviados por email e/ou por SMS num prazo de 24 a 72 horas.

• Para os utentes referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde ou com prescrição médica da Administração Regional de Saúde o teste é gratuito.

• A Medis, Multicare, Advancecare e Allianz comparticipam este teste a 100 por cento. Não é aceite pagamento em dinheiro.