Cemitério de Amora: época de finados com novas regras

Entre os dias 26 de Outubro e 2 de Novembro, o Cemitério Paroquial de Amora vai estar em horário contínuo (8h30 às 17h30) para garantir que não haja grandes concentrações de familiares a cuidar das campas dos seus ente-queridos.

Aproxima-se o dia de Todos os Santos (1 de Novembro) e o dia dos Fiéis Defuntos (2 de Novembro), altura em que a romagem aos cemitérios se intensifica. A tradição de visitar e arranjar / decorar as campas dos familiares falecidos, encontra nesta época um período preferencial. Contudo, devido ao aumento do número de infecções pelo novo coronavírus, a Junta de Freguesia de Amora decidiu implementar medidas restritivas e que visam evitar maior densidade de pessoas no Cemitério Paroquial nos dias tradicionalmente dedicados aos mortos.

“Sabemos a importância que esta data tem no seio das famílias e não queremos fazer proibições, por isso, decidimos tomar algumas medidas que, acreditamos, serem eficazes no evitar de aglomerações. Por isso, apelamos a que, quem queira limpar, arranjar e visitar as sepulturas, o possa fazer com tempo e no decorrer da semana anterior à data de 1 de Novembro, por isso alargámos o horário do Cemitério Paroquial e mantivémos algumas restrições de acesso nos dias 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro”, explica Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Assim, o horário de acesso ao Cemitério, entre os dias 26 de Outubro e 2 de Novembro, passa a ser contínuo: das 8h30 às 17h30, sem encerrar à hora de almoço; mantendo-se as restrições ao número de pessoas com acesso ao espaço e em cada sepultura; o uso obrigatório de máscara e a manutenção do distanciamento social obrigatório de 2 metros.