Há mais Música na rua, para ficar em casa

Você pediu e a Junta de Freguesia de Amora acedeu. Durante mais três dias (28 e 30 de Março e 1 de Abril), vamos continuar a levar uma simbólica mensagem de ânimo a todos os que estão a cumprir o recolhimento social exigido, com a iniciativa “Música na Rua para que Fique em Casa”.

O silêncio das ruas foi quebrado. O sossego dos lares, onde muitos estão em teletrabalho cumprindo o recolhimento social e onde outros tantos descansam para voltarem à luta fora de casa, foi interrompido momentaneamente. Ao longe ouvia-se o apelo: “Fiquem em casa, mas venham à janela! Vamos lá animar”. O som de fundo apanhou alguns cidadãos de surpresa, outros estavam bem informados e já esperavam a chegada da música ,que tocou para que todos os que estavam em casa se sentissem encorajados a permanecer.

Das janelas e varandas, vizinhos - que talvez nunca se tinham cruzado ou trocado uma saudação - acenavam e dançavam ao som de um ritmo comum e de uma mensagem universal. “Fique em casa e vamos todos ficar bem”, soou ainda mais alto ao som da animação de Hélder Costa que, nos tempos de folga, se prontificou a aceder positivamente a este desafio do Presidente da Junta de Freguesia de Amora, Manuel Araújo.

As janelas encheram-se de sorrisos e bailarinos improvisados de todas as idades, raças e géneros. Durante 5 minutos, algumas ruas da Freguesia sentiram uma energia diferente, fazendo esquecer o que está a motivar este recolher (quase) obrigatório.

O Povo pediu mais

“A recepção que houve, superou as nossas expectativas”, confessou Manuel Araújo. “Sabíamos que, noutros países, a música serviu de sinal de esperança e confraternização - à distância - entre vizinhos. Aqui quisemos que fosse uma espécie de agradecimento e reconhecimento simbólico, a todos aqueles cidadãos que estão a cumprir o seu dever, para com eles e para com a sociedade em que estão inseridos, e que permanecem nas suas casas”. A ideia surgiu e recebeu um caloroso “sim” do animador Hélder Costa – já conhecido, sobretudo da pequenada que participa do Carnaval das Escolas.

De duas tardes de música e uma dúzia de ruas escolhidas, a iniciativa teve de ser alargada.

Os pedidos de agradecimento e a solicitar a visita da música a outras ruas, caíram ao segundo nas redes sociais, onde a Junta de Freguesia de Amora tem presença. “Nunca pensámos que teria este impacto e que houvesse estas solicitações todas. Sabíamos que haveriam ruas que não conseguiríamos chegar – a intenção seria chegar a todas sem excepção, mas o estado de emergência também exigia e exige de nós algum exemplo, recato e protecção dos nossos. Mas queríamos fazer algo mesmo que fosse apenas simbólico”. Mas os pedidos foram mais que muitos “e não conseguimos desiludir as pessoas”, confessou o autarca da Freguesia de Amora.

Assim, nos dias 28 e 30 de Março e 1 de Abril, há mais ruas na Amora que vão receber a visita da música, para que você fique em casa. Terminando, depois a iniciativa. “É mesmo importante que os cidadãos, todos sem excepção, se capacitem que ficar o máximo de tempo possível em casa é a melhor forma de combatermos esta pandemia e ajudarmos os profissionais de saúde que, todos os dias, colocam as suas vidas em risco para lidar com casos de vida ou morte, causados por este vírus”, frisa uma vez mais Manuel Araújo.

#fiqueemcasabr #vamostodosficarbem

Itinerário

Sábado dia 28-03-2020
14h30 - Rua Ermelinda Belo