Utentes reivindicam parques de estacionamento gratuitos na Fertagus

Junto à estação da Fertagus, em Corroios, teve lugar, em 25 de novembro, o lançamento público dum abaixo-assinado da Comissão de Utentes de Transportes do Seixal, reivindicando parques de estacionamento gratuitos e mais e melhores transportes. Em apoio da luta empreendida pela comissão de utentes, estiveram presentes autarcas da câmara municipal e freguesias do concelho do Seixal, bem como um deputado da CDU na assembleia da república.

No texto do abaixo-assinado agora lançado, salienta-se que, com a implementação do passe intermodal metropolitano e concelhio em abril deste ano, foi dada resposta a várias das reivindicações dos utentes pelo direito à mobilidade bem como se registou uma redução substancial nos gastos mensais fixos. No entanto, a política de desinvestimento nos transportes públicos não foi invertida, frustrando o necessário aumento da resposta e qualidade do serviço público.

Reconhece, ainda, a comissão de utentes que, com a entrada em vigor deste novo sistema de passe, se verificou um aumento do fluxo de veículos nas áreas envolventes das estações, congestionando a circulação automóvel bem como provocando o estacionamento desordenado, ao mesmo tempo que há parques de estacionamento com lugares vagos ou mesmo encerrados.

Os subscritores do abaixo-assinado defendem um conjunto de medidas que promovam a gratuitidade dos parques de estacionamento junto das estações da Fertagus e do terminal fluvial da Transtejo, exigindo tratamento não discriminatório dentro da Área Metropolitana de Lisboa (AML) entre munícipes, uns com acessos gratuitos a parques e outros não.

Pretendem ainda os subscritores a afetação dos parques de acordo com as necessidades de mobilidade concelhia, bem como a existência de incentivos a uma política de mobilidade urbana no uso do transporte público.

Subscreva o abaixo-assinado AQUI.

Tags :