Quinta das Sementes Participa e bairro ganha nova vida

No âmbito do projeto de participação cívica “Melhor’Amora”, a Junta de Freguesia de Amora uniu esforços, com os moradores e com a Associação Desportiva e Cultural Azinhaga das Paivas, e dedicou uma manhã a melhorar alguns pontos do bairro da Quinta das Sementes.

A união faz a força ganha sentido acérrimo com o projeto Melhor’Amora na sua vertente “...Participa”. Depois de Belverde foi a vez dos moradores da Quinta das Sementes quererem meter mãos à obra e mudarem a estética e o ambiente ao seu bairro. A manhã de sábado (23 de Março) foi a escolhida para os trabalhos que juntaram lado a lado o Executivo (representado por Nelson Ramos, presidente; Helena Quinta, secretária; Eugénio Costa, tesoureiro; Eurico Durão, vogal e Cláudia Reis, vogal) e trabalhadores da Junta de Freguesia de Amora, com os moradores e os associados do ADC Azinhaga das Paivas.

O grupo de cerca de duas dezenas de pessoas dividiu-se em várias tarefas desde: a pintura do túnel de acesso da praceta Quinta das Sementes à Rua do Minho, que estava repleto de graffitis sem valor estético ou artístico; pintura dos corrimãos; colocação de novos bancos para criação de zona de estadia e lazer, e recuperação das redes dos cestos de basquetebol. E como o dia Mundial da Árvore ainda estava recente, os moradores, resolveram sedimentar a data com a plantação de uma árvore no parque.

“Este projeto de Participação Melhor’Amora, o que pretende é recuperar estes laços entre moradores, estas capacidade de associativismo - que é uma herança do pós 25 de Abril, que nos permitiu a constituição das primeiras comissões de moradores, e há que frisar este aspecto; e daqui partir para a criação de laços com o território, o fazer sentir as pessoas que são ouvidas, o fazer ver que vale a pena unirmo-nos para dar respostas efetivas aos problemas da nossa cidade e que juntos conseguimos mudar o rosto do nosso território”, salienta Nelson Ramos. “E essa mudança começa na nossa rua, com os nossos vizinhos, no nosso bairro e daqui sermos exemplo maior de como podemos construir um local onde vale a pena vivermos”, refere o presidente da Junta de Freguesia de Amora.