Cruz de Pau: obras procuram resolver erosão pluvial

A ligação da Rua Dr. Luís Câmara Pestana com a Rua Alexandre Herculano, mais precisamente o impasse lateral à EB 2+3 da Cruz de Pau, está a ser alvo de uma profunda intervenção que pretende melhorar as condições de circulação automóvel e pedonal, assim como atenuar os efeitos da erosão do caminho em tempos de chuva.

Trata-se de um troço de rua cuja não pavimentação permitia que fosse um alvo fácil do processo de erosão pluvial, em que as chuvas arrastavam as areias do caminho, depositando-as junto ao término da Rua Alexandre Herculano.

“Era um problema já identificado pelos serviços e que, pela sua especificidade, tecnicidade e grandiosidade levou o seu tempo a iniciar, mas que vem dar resposta a situações complicadas sentidas pela própria população ali residente, sobretudo, em tempo de chuvas quando as areias tornavam a circulação quase impraticável ou se assistia a situações abusivas”, recorda o presidente da Junta de Freguesia de Amora, Nelson Ramos.

Com a presente obra pretende-se reabilitar o impasse de modo a melhorar a circulação automóvel e pedonal, nomeadamente no que respeita à inversão de marcha – uma vez que não será efetuada a ligação desse troço com a Rua Alexandre Herculano. “Assim, pretendemos, igualmente, que haja um impedindo da circulação abusiva que ali acontecia e isso vai-se garantir com a colocação do espelho de lancil e com a colocação de pilaretes”, explica o autarca.

A obra está a cargo do Gabinete de Participação da Câmara Municipal do Seixal.