Seixal + Perto: visita conjunta centra-se em projetos estruturantes

No âmbito do programa Seixal + Perto, representantes do Executivo da Junta de Freguesia de Amora e da Câmara Municipal do Seixal realizaram uma visita a diversos locais estratégicos onde estão a decorrer ou para onde estão projetados obras de grande relevância para a freguesia e concelho.

A comitiva teve como primeira paragem o Mercado da Cruz de Pau, onde tiveram oportunidade de acompanhar de perto o andamento das obras a área do levante (exterior), um projeto que visa revitalizar e modernizar este espaço central, proporcionando melhores condições para comerciantes e visitantes.

Outro ponto de destaque foi a visita às obras em curso no Centro Cultural José Saramago, que procura promover a cultura e as artes, oferecendo à comunidade um local de encontro e fruição cultural sem ter que se deslocar à capital ou a outros locais fora do concelho.

A visita estendeu-se ainda aos futuros locais de construção de importantes infraestruturas, como uma creche do CAPA, num terreno cedido pelo município no Pinhal Conde da Cunha; a área designada para uma futura creche da CRIAR-T, no Fogueteiro; e o terreno destinado à construção de um CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) da APCAS, na Quinta do Pinhão.

“Apesar de andarmos todos os dias nas ruas são muito importantes estas visitas conjuntas para que possamos ir aos locais das obras que estão em curso; assim como permitir projetar outras obras que, não estando em curso, já estão em fase de projeto e que a breve prazo se vão iniciar e que serão uma mais valia para os amorenses”, explicou Nelson Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Amora no rescaldo desta visita.

De obras em projeção, o autarca referia-se à requalificação de um espaço na Quinta da Atalaia, junto ao Bairro 25 de Abril; e à praia dos Pinheirinhos ou Cabo da Marinha, “um local com uma vista privilegiada e que tem de ser requalificado rapidamente para estar ao dispor da população”, esclarece Nelson Ramos.

Além disso, a comitiva também acompanhou o andamento das obras da creche Caracol, nas Paivas; e na Avenida do Mar, onde está a decorrer uma intervenção que visa melhorar as condições viárias e de infraestruturas subterrâneas.

Durante a visita, foram discutidos detalhes sobre o progresso das obras, prazos estimados e impactos esperados na qualidade de vida dos residentes. O diálogo construtivo entre o Executivo da Junta de Freguesia de Amora e a Câmara Municipal do Seixal “evidencia o compromisso conjunto em impulsionar o desenvolvimento sustentável da região, proporcionando melhorias significativas para todos os seus habitantes”, como rematou Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

Na comitiva estiveram integrados os vogais da Junta de Freguesia, Sofia Carmo, Cláudia Reis, Eurico Durão, Eugénio Costa (tesoureiro) e Helena Quinta (Secretária).