Operacionais garantem manutenção dos espaços exteriores da Igreja e Cemitério

A semana que antecedeu o feriado católico de Todos os Santos (1 Novembro) foi dedicada à manutenção do espaço exterior e equipamentos do Cemitério e Igreja Paroquial de Amora, com trabalhos de limpeza, recuperação e pintura.

Os habituais editais e documentos informativos, que eram colados nas três entradas do cemitério, foram retirados e os portões devidamente limpos e pintados. Colocaram-se expositores próprios, em acrílico, que passarão a reunir os documentos informativos sobre os assuntos referentes ao espaço.

As escadarias principais de acesso ao adro da Igreja, foram limpas com a ajuda das equipas municipais “Seixal Mais Limpo” e dos Operacionais da Junta de Freguesia de Amora. Procedeu-se à recuperação dos canteiros danificados, limpeza e colocação de begónias de cera e cascas de carvalho os mesmos; sendo os corrimãos embelezados com alguns apontamentos de plantas silvestres. As escadarias laterais tiveram igual tratamento: limpeza e pintura dos canteiros. Nas três entradas, foram colocadas floreiras.

“Desta forma, pretende-se que a comunidade cristã, que habitualmente visita com mais assiduidade este espaço nesta data, sinta que a Junta de Freguesia de Amora, se preocupa com a manutenção deste espaço onde jazem os seus entes queridos (como de outros tantos noutras vertentes)”. Para Nelson Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Amora, é algo que sente como “uma obrigação da autarquia, mesmo sendo laica, a manutenção de espaços que acabam por fazer parte do Património e da Identidade históricos do território e, por isso, merecem ser respeitados e cuidados por todos e para todos”. No caso do Cemitério Paroquial é, igualmente, “uma competência da Junta de Freguesia zelar pelo bom funcionamento do mesmo, algo que é cumprido todo o ano”, reforça o autarca.