Coreto de Amora: arrancam obras de requalificação

O Executivo da Junta de Freguesia de Amora já deu início ao projeto de requalificação do Coreto de Amora e da Praça 5 de Outubro, uma medida transformadora do espaço e do património histórico e identitário da freguesia.

A requalificação de espaços públicos é uma iniciativa essencial para melhorar a qualidade de vida das comunidade local. No caso especifico deste projeto, o objetivo principal é revitalizar uma parte central da cidade e ao mesmo tempo, a valorização do património histórico, ambiental (prevê-e a colocação de 8 novas árvores) e o fortalecimento do senso de comunidade.

Com esta intervenção, o Executivo pretende:

- Preservar o património histórico: O Coreto de Amora, é um elemento icónico da freguesia e o seu restauro e preservação “já era essencial, visto que já estava a sofrer com a passagem do tempo e com algum mau uso de que algumas vezes é alvo, com crianças e adolescentes a pendurarem-se na estrutura em ferro para brincar e, a fragilidade desta peça, já estava a dar sina”, adianta Manuel Araújo, presidente da autarquia amorense.

O intuito é valorizar a história e a cultura local, resgatando as memórias afetivas da comunidade e proporcionando a melhoria deste local um local que é um polo agradável para eventos culturais e sociais.

Recorde-se que o Coreto de Amora, é um monumento exemplar de Arte Nova, de planta octogonal que se integra na arquitetura do ferro, característica do séc. XIX e inícios do XX, com temática decorativa campestre. O mesmo foi construído por subscrição pública pela SFOA (Sociedade Filarmónica Operária Amorense), a 19 de Junho de 1907.

- Espaço de encontro e convívio: A Praça 5 de Outubro, ao ser requalificada, quer-se sedimentar como um espaço de encontro e convívio para os moradores da Amora ou quem a visita. A reconfiguração da praça incluiu a instalação de bancos e áreas verdes, com a plantação de 8 novas árvores. “Este espaço público revitalizado proporciona um local agradável para os moradores e quem usufrui dos espaços comerciais da zona, relaxarem, se encontrarem com amigos e vizinhos, promovendo a coesão social e fortalecendo os laços comunitários”, considera o autarca da Freguesia de Amora.

- Estímulo à cultura e às artes: O projeto da Junta de Freguesia de Amora também valoriza a cultura e as artes locais. O Coreto de Amora, tem sido palco de vários eventos culturais, apresentações musicais, teatrais e exposições artísticas. Essas atividades enriquecem a vida cultural da freguesia, promovendo o talento local, a criatividade e o acesso à arte para toda a comunidade. “E com a sua requalificação, ganhamos uma moldura ainda mais digna para acolher estes eventos que dão vida à freguesia”.

Benefícios para a economia local: A requalificação do Coreto de Amora e da Praça 5 de Outubro também traz benefícios económicos para a zona que tem conhecido, nos últimos anos, um exponencial de apostas a nível de oferta, sobretudo, gastronómica. Com a criação de um espaço ainda mais atraente e dinâmico, estimula-se a visita de turistas e moradores de outras áreas, impulsionando o comércio local, como cafés, restaurantes e lojas próximas à praça.