Prossegue demolição no bairro de Vale de Chícharos

Desde dia 30 de Janeiro que o bairro Vale de Chicharros (ou Jamaica, como é mais conhecido), vê prosseguir, por parte da Câmara Municipal do Seixal, as operações de demolição dos prédios que abrigavam muitas famílias em condições precárias.

O Bairro de Vale de Chícharos, na Freguesia de Amora, irá conhecer o final do processo de realojamento das famílias que ali habitavam e ainda habitam, com o aproximar de 2024. Enquanto o processo decorre, já foram derrubadas mais três lotes (13, 14 e 15) do bairro.

“De acordo com a Câmara Municipal do Seixal, que tem vindo a liderar este processo da melhor forma para as famílias, há a convicção que os realojamentos e demolições encontrem o seu término com o final presente ano”, explana Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Em retrospetiva, quando o levantamento do número de famílias teve início, no ano de 2017, estavam recenseadas 234 famílias no bairro, distribuídas por 15 blocos. Dessas 138 já encontraram novas habitações com o apoio dos técnicos de Habitação da Câmara Municipal do Seixal. No decorrer desta semana, o processo conheceu uma nova etapa com a demolição dos lotes 14 e 15 e o realojamento de mais 37 famílias. Estão a aguardar o mesmo desfecho mais 96 agregados. E para tal, há a dependência da obtenção de habitações no mercado que cumpram os critérios de compra para a autarquia e Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana.