JF Amora continua apoio às vítimas das cheias no Muxito

No final da passada semana, cerca de 17 pessoas, que moram no Muxito, tiveram de ser realojadas devido às cheias que assolaram o território. O apoio continua a ser prestado por parte da Ação Social da Junta de Freguesia de Amora.

Outrora um empreendimento turístico, o Muxito é hoje em dia local de habitação de cerca de 5 famílias. Com as intempéries que trouxeram cenários de cheias um pouco por todo o país, o local, foi um dos mais afetados no Concelho do Seixal. No dia das inundações, cerca de 17 pessoas tiveram de ser realojadas num alojamento provisório instalado no Clube Recreativo da Cruz de Pau, em Amora.

“Foi muito triste, uma angústia enorme ver tudo a ser levado pelas águas”, relembra Rosinei Fernandes, moradora no Muxito há cerca de 5 anos. O cenário desolador mostra a perca de tudo. “Ficámos sem nada, vamos ter de ter força, olhar em frente e recomeçar do zero”, remata a moradora neste espaço que outrora já foi um dos mais luxuosos empreendimentos turísticos do país.

Controlado o caudal e após intervenção dos Bombeiros Mistos de Amora e Proteção Civil do Concelho do Seixal, foi a vez dos operários da Junta de Freguesia de Amora, entrarem em cena e ajudarem as famílias a recomeçar.

“Com os nossos Operacionais, temos vindo a ajudar na limpeza das casas com a remoção do interior das habitações das mobílias e eletrodomésticos que ficaram destruídos; e o encaminhamento das roupas que conseguimos recuperar para duas instituições da Freguesia – a AURPIA e a ARPIF – que prontamente nos ajudaram na lavagem e recuperação de algumas peças”, resume Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

A par deste apoio, o autarca reforça o apoio que surge de privados e organizações sociais “que nos fazem chegar bens de diversas naturezas e que têm sido doados às famílias para as ajudar neste momento difícil”.

A Junta de Freguesia continua a recolher bens doados que possam ajudar estas famílias, tais como:
- Alimentos;
- Mobiliário (sala, cozinha e quarto);
- Eletrodomésticos (fogões, frigoríficos, micro-ondas, máquinas de lavas roupa e loiça).

Tags :