Muros e jardins da Quinta da Medideira mais limpos

No âmbito da política de valorização do Espaço Público da Freguesia de Amora, os operacionais da Junta de Freguesia procederam à pintura de muros e varredura de jardins, na Quinta da Medideira.

No decorrer da semana de 27 e 30 de Setembro, procedeu-se à limpeza do jardim e áreas adjacentes e à pintura dos muros, na zona da Quinta da Medideira.

A primeira intervenção decorreu no espaço arborizado – nas imediações do estádio de areia da Medideira. O local tornou-se de eleição para a nidificação e habitação do chapim (pássaro predador natural de lagarta do pinheiro), no âmbito do projecto municipal de combate à praga e defesa da biodiversidade.

Mas é, igualmente, local de eleição de algumas pessoas para piqueniques e passeios com os animais de estimação - conforme se comprova pelas evidências deixadas no local, como é lixo diverso e dejectos caninos.

A equipa trabalhou ao longo da semana na limpeza geral do espaço e no melhoramento visual do mesmo, com a pintura das estruturas públicas, como os muros.

“Tratam-se de intervenções necessárias à manutenção do Espaço Público e que implementamos sempre que a disponibilidade da equipa – que é pequena e conta com outras tarefas no quadro directo das competências da Junta de Freguesia - o permite”, explica Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Para o autarca, “manter a cidade limpa é um esforço coletivo e que se tem tornado ingrato, na medida em que a população nem sempre colabora naquilo que são os seus deveres cívicos e assistimos a situações de deposição constante de lixos fora dos contentores, de ruas sujas com dejectos caninos, máscaras e outros resíduos e ainda à profanação do espaço público e privado com as chamadas tags (assinaturas e pinturas ilegais)”.

Neste sentido, a Junta de Freguesia apela que a população possa ajudar na manutenção e valorização do espaço público:

- ao depositar os lixos no local próprio;

- ao contactar o Seixal Limpo (210 976 011) para a recolha de monos, aparelhos elétricos e outros objectos sem enquadramento nos caixotes disponibilizados na via pública;

- remetendo as ocorrências à Junta de Freguesia de Amora, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..