Município do Seixal lança projecto de recolha de viaturas em fim de vida

Os veículos motorizados que já não cumpram a sua missão de mobilidade podem ser entregues, para desmantelamento, à Câmara Municipal do Seixal. Um processo isento de custos, demoras e complicações para o proprietário. Basta para tal, contactar a Divisão de Fiscalização Municipal.

Só este ano, a autarquia do Seixal retirou cerca de 440 veículos em situação de estacionamento abusivo ou abandono em local público. Em média, por mês, as denúncias destas situações chegam às 60 participações.

No sentido de dar uma resposta efectiva e eficaz ao problema de abandono de veículos em espaço público, a Câmara Municipal do Seixal, lançou um projecto que pretende ser um incentivo para que os proprietários assumam uma atitude, cívica consciente, e os entreguem para desmantelamento.

“Os munícipes que já não tenham interesse num veículo que, não apresentando condições para circular em consequência de acidente, avaria, mau estado ou outro motivo, tenha chegado ao fim da vida útil e o pretendam enviar para abate podem fazer a entrega à autarquia, sem qualquer custo”, informa o Município do Seixal.

A viatura após ser recepcionada pela autarquia será reencaminhada para um Centro de Desmantelamento. Da parte do proprietário basta garantir o preenchimento da Declaração de Entrega de Veículo em Fim de Vida e a entrega de cópia de documento que comprove a sua identidade e legitimidade. A entrega e o processo burocrático deve ser tratado de forma presencial na Câmara Municipal do Seixal ou nas Lojas do Munícipe. O desmantelamento e o cancelamento definitivo da matrícula do veículo junto do IMT, ficará na competência do operador de desmantelamento autorizado.

Ao entregar o veículo em fim de vida para ser desmantelado, os munícipes concorrem para:

- redução de agressão ambiental, melhoria da qualidade de vida e do impacto na paisagem urbana, pois o veículo deixa de ser foco de poluição;

- diminuição do impacto social e maior capacidade de estacionamento, pois o veículo deixa de estar a ocupar a via pública e ser um elemento de obstrução e de culpabilidade de acidentes (com pessoas e animais);

- decréscimo de factores de natureza criminal, pois o veículo deixa de constituir uma atração ao vandalismo e à pilhagem de bens.

Para informações, contactar:

Divisão de Fiscalização da Câmara Municipal do Seixal