Freguesia de Amora lança campanha de promoção da Limpeza Urbana

A limpeza urbana da Freguesia de Amora é uma das questões mais preocupantes do território. A Junta de Freguesia de Amora preocupada com as questões de Saúde Pública – que se agudizaram neste período de pandemia – desenvolveu uma campanha de promoção de bons hábitos que concorram para a manutenção da limpeza das ruas e jardins, por parte dos próprios cidadãos.

“A higiene urbana é uma das questões que, enquanto Executivo, nos preocupa. E a falta de cidadania de quem usa os espaços verdes e de lazer, que temos na nossa cidade, é algo que nos transtorna, assim como a toda a população que deseja uma cidade limpa, que possa ser usufruída em segurança por todos”, confessa Manuel Araújo.

O Presidente da Junta de Freguesia de Amora reforça que “a manutenção da limpeza e da salubridade da Freguesia depende de cada um de nós, numa primeira instância. E as pessoas têm que ter a consciência de que se não deixarem embalagens, restos de alimentos e outros objectos considerados lixo no chão e espalhados em vias públicas, é meio caminho andado para não termos pragas (como ratos e pombos), para contermos doenças (sobretudo neste período de pandemia) e para aumentarmos, também, o valor patrimonial da cidade”.

Por forma a consciencializar a população dos seus deveres e obrigações, a Junta de Freguesia de Amora desenvolveu duas campanhas, que se focam em dois dos principais problemas da cidade. São elas:

"Máscaras na cara Sim, no chão Não"
A primeira campanha foca-se sobre uma nova tipologia de objectos que poluém a cidade e que surgiu com a pandemia. “As máscaras passaram a ser uma nova praga, por assim dizer, que encontramos espalhadas pelas ruas da Freguesia”, descreve Manuel Araújo. Para o autarca, “é um problema ainda mais grave de Saúde Pública porque podem ser agentes de transmissão do COVID 19 e as pessoas agem de forma inconsciente e, até criminosa, ao não as depositar nos contentores”. Com esta campanha, a Junta de Freguesia de Amora espera que, quem usa máscaras descartáveis e luvas, possam depositá-las nos diversos contentores espalhados pela cidade e evitem a propagação de doenças – que podem atingir qualquer um dos membros da comunidade.

"Até uma criança apanha os dejectos do cão. E você não?"
A segunda campanha, pretende alertar uma vez mais, os detentores de animais para a necessidade de apanharem os dejectos. “Cada vez mais, há pessoas com animais em suas casas, sobretudo cães. E é necessário que contribuam para a salubridade da cidade apanhando os dejectos dos animais quando os passeiam. Além de ser obrigatório e punível por lei com coima, é um dever de cidadania que, não custa nada, aliás, até uma criança o faz”, reforça o presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Ambas as campanhas vão ser acompanhadas de flyers, cartazes, imagens e vídeo a serem divulgados nas redes sociais e nas plataformas exteriores de comunicação da autarquia.
“Esperamos que a população comece a interiorizar a obrigatoriedade de ter um papel activo na limpeza urbana do território, e que se capacite que uma cidade limpa é uma cidade saudável, feliz e, acima de tudo, valorizada - tanto por quem aqui mora, como por quem planeie uma mudança ou apenas nos visite. Além de que, qualquer um de nós gosta da nossa casa limpa e essa limpeza começa nas ruas da cidade onde moramos”, conclui Manuel Araújo.

Tags :