2ª fase de colocação de contentores semi entrerrados

2ª Fase de colocação de contentores semientrerrados

A Rua de Bafatá, na Freguesia de Amora, foi uma das que recebeu os novos contentores subterrâneos, nesta 2ª fase de colocação dos novos equipamentos, por parte da Câmara Municipal do Seixal.

Os contentores convencionais (de superfície) têm os dias contados.

Um pouco por toda a Freguesia de Amora isso tem sido notório, com a substituição gradual dos198 usuais contentores verdes por 200 modernos contentores semi enterrados ou subterrâneos.

As vantagens destes novos equipamentos listam-se de forma simples:

- possuem uma maior capacidade de acondicionamento de resíduos, cerca de 2000 litros ou mais contra os antigos 800 litros (evitando o comum e insalubre acumular de lixo em redor do mesmo);

- têm um menor impacto estético e urbanístico (a ocupação do espaço público acaba por ser mais reduzida e visualmente mais amigável);

- são mais robustos e higiénicos (permitindo uma maior durabilidade tendo em conta que são equipamentos de uso intensivo por parte das populações).

“Com esta 2ª fase, dá-se por concluída esta intervenção do Município do Seixal na freguesia de Amora, permitindo que a população possa usufruir de um melhor ambiente e de melhores equipamento para acondicionar os resíduos urbanos”, assegura Manuel Araújo.

No entanto, o presidente da Junta de Freguesia de Amora, frisa a importância de “haver, igualmente, a noção clara que somos todos agentes de Saúde Pública. E, isto quer dizer, que todos nós temos a responsabilidade e o dever de ajudar a manter as ruas da Freguesia mais limpas porque, desta forma, estamos a assegurar a nossa própria saúde, assim como um melhor ambiente e a garantir uma estética mais apelativa para o território, partilhado por todos”.

Para tal, o autarca alerta para gestos simples que devem ser tidos em conta, como: “o acondicionamento correcto dos resíduos, mediante a devida divisão para reciclagem e em sacos bem fechados; e, acima de tudo, evitar a colocação dos resíduos fora dos contentores assim como a colocação indevida de roupas ou monos na rua – para isso há serviços próprios que podem e devem ser contactados para que se procede à sua recolha”.