Parque Canino de Amora: um espaço de lazer e exercício para amigos de quatro patas

O Parque Canino de Amora foi, oficialmente, inaugurado no sábado, dia 18 de janeiro, sob o olhar atento dos cães e seus donos, que descreveram como “um espaço fantástico e excelente”, esta nova aposta no território.

As portas do parque ainda estavam fechadas.

No lado de fora do Parque Canino de Amora – o primeiro equipamento municipal dedicado, exclusivamente, aos animais de companhia - já se aglomeravam várias dezenas de cães, acompanhados dos respectivos donos.

Pouco passava das 11horas, quando o portão de acesso ao recinto (no lado da praceta da Rua Jaime Cortesão – por onde serão efectuadas as entradas e saídas dos animais) se abriu.

Entre latidos de excitação, saltos acrobáticos e corridas desenfreadas, a “invasão” do parque fez-se, cumprindo as regras de segurança para a utilização do mesmo.

“Era uma aspiração que as pessoas já tinham, há muito tempo, especialmente aquelas que têm - e gostam – de animais e é um equipamento muito importante para a Freguesia”, constatou Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Com um investimento camarário de 81 mil euros, o Parque Canino de Amora vai ao encontro das diversas políticas, pensadas e executadas, pelo Executivo da Câmara Municipal do Seixal, no que diz respeito ao bem-estar animal e salubridade do espaço público. E pretende dar resposta ao número crescente de animais de companhia, em centros urbanos, que acabam, muitas vezes, por ficar confinados a um apartamento. “Para nós é uma primeira experiência, a partir da qual, esperamos poder fazer outros espaços”, adiantou Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

Para já, a experiência parece estar ganha. “Basta ver como os animais se divertem com os seus donos, em especial com as crianças, para se perceber a falta que fazia e como é importante”, rematou o presidente do Executivo da Junta de Freguesia de Amora.

Espaço para lazer e treino canino

Pelos mais de mil metros quadrados de areia, perfilam-se vários equipamentos que vão permitir que, tanto particulares como escolas, possam efectuar treinos de disciplina e circulação canina. Além disso, espera-se que o recinto possa ser ainda um espaço de uso simultâneo e de estímulo à sociabilização entre os animais.

O Parque Canino de Amora está dotado de bebedouros, dispensadores de sacos para recolha dos dejectos animais e papeleiras que, o Presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, espera serem de bom uso para que “os utilizadores consigam manter este espaço sempre limpo”.

O Parque Canino de Amora fica localizado na Rua Raúl Proença, nas imediações das Escolas de JI e 1º Ciclo da Quinta do Conde de Portalegre, e estará aberto ao público entre as 8h00 e as 23h00.

Regras de utilização do espaço:
- Manter a porta fechada
- Manter o cão sob vigilância constante
- Ter a trela sempre à mão
- É obrigatório o uso de coleira (com nome e contacto do tutor), peitoral e açaime, de acordo com a legislação em vigor
- Os cães devem estar licenciados, registados, vacinados e desparasitados interna e externamente
- Os tutores dos animais devem fazer-se acompanhar do documento de identificação do animal (DIAC) e boletim sanitário
- É obrigatória a recolha dos dejectos caninos
- É proibido alimentar os animais
- É proibida a permanência de cães agressivos e de cadelas com o cio