Investimento na requalificação e manutenção dos espaços públicos

A requalificação e manutenção dos espaços públicos são uma prioridade para o executivo da Junta de Freguesia de Amora.

Com o protocolo de descentralização de competências, assinado entre esta autarquia e a Câmara Municipal do Seixal, a Junta tem realizado várias obras de requalificação de espaços públicos.

Em 2015 foram executados 3.500 m2 de calçada, em 2016 esse número aumentou para 3.800 m2 e em 2017 foram mais de 4.300 m2 de calçada na reparação de passeios e requalificação de espaços.

Em 2017 destacaram-se 3 grandes obras:
- Realizou-se a requalificação do espaço entre a Rua Marcos de Portugal e Domingos Bomtempo com acesso pedonal estacionamento público e prioritário.
- Na Rua Francisco Valença foi reabilitado o caminho pedonal entre esta e a rua Leal da Câmara e criado estacionamento em ambas as ruas.
- Na Quinta dos Lírios no Fogueteiro foi construído acesso às traseiras dos prédios, tal como reabilitado o largo entre as ruas da Liberdade, Rua 1º de Maio e Rua Estácio da Veiga com estacionamento e acessos pedonais.

Os espaços ajardinados são igualmente competência desta autarquia, que durante todo o ano mantem os 32.700 m2 de jardins com o tratamento da relva, reparação e substituição dos sistemas de rega automáticos. Exemplo deste trabalho é o espaço na Av. Marcos Portugal, recentemente requalificado.

A Junta de Freguesia de Amora tem consciência da importância de criar acessos pedonal nos passeios e passadeiras, estacionamento adequado em locais próprios, mas uma das principais prioridades é a anulação de degraus, nesse sentido foram construídas 20 rampas de acesso a habitações no interior e exterior dos prédios assegurando que todos podem transpor os obstáculos à porta de suas casas.

A requalificação dos espaços de recreio para as crianças está adjudicada a uma empresas da especialidade que tem reparado os 11 parques infantis da freguesia e instalado novos brinquedos. Destacamos o 1º baloiço para crianças com mobilidade reduzida na freguesia, colocado no Parque Urbano das Paivas, com acessos rebaixados e estacionamento reservado.

Os operacionais da Junta de Freguesia de Amora, diariamente cuidam e tratam do espaço de todos, com pequenas reparações, pinturas e limpeza dos espaços e apoio à população.

Nesse sentido iremos continuar a trabalhar em 2018.