Muita alegria no desfile de Carnaval

Nem a chuva nem o frio impediram as crianças de brincarem este ano ao Carnaval. Esta grande iniciativa, organizada pela, Câmara Municipal do Seixal com o apoio da Junta de Freguesia de Amora, encheu, mais uma vez, de cor, de alegria, de originalidade e de muita imaginação, como se quer nesta época do ano, o Pavilhão Desportivo da Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos Pedro Eanes Lobato, onde estiveram pais, avós e população em geral.

Os fatos – elaborados por alunos, professores, auxiliares e encarregados de educação – surpreenderam toda a gente pela sua enorme criatividade e colorido, transmitindo mensagens para o exterior que passaram do ambiente à saúde tendo em conta o projecto da casa do educador. Pelo meio haviam índios, princesas, palhaços, personagens de filmes, bruxas, espantalhos, damas antigas, camponeses, entre outros.
As primeiras crianças a desfilar, com serpentinas e confetes de todas as cair sobre aquela imensidão de gente, foram as da EB 1/JI Quinta das Inglesinhas, que nos trouxeram muitas joaninhas e duendes, figuras vindas da sua imaginação. Seguiu-se a Escola Primária e Jardim de Infância Infante D. Augusto, onde não faltaram as espanholitas, os piratas, os palhaços, os cozinheiros e as princesas. Logo de seguida entraram as crianças da Escola Básica do 1.º ciclo/Jardim-de-infância da Quinta da Medideira, com o tema «água» e «frutos», mais precisamente morangos, bem vermelhinhos e divertidos.

Histórias e muita diversão

Minutos depois, com a atenção especial dos Bombeiros Voluntários da Amora, foi a vez das crianças da EB1 das Paivas desfilarem. Para ali trouxeram como tema histórias infantis, entre elas: «Graças e Desgraças da Corte de El-Rei Tadinho». Um emaranhado de reis e princesas, cobertos de corações, estrelas e muita imaginação.
A trás de si estava a Escola Básica do 1.º ciclo/Jardim-de-infância da Quinta Conde de Portalegre, que «falaram» de hábitos de alimentação saudáveis. Havia ainda muitos pintores, formas geométricas e peças de xadrez.
Também a EB1 do Fogueteiro nos trouxe uma história infantil: «A Carochinha e o João Ratão» e muitas outras personagens ligadas ao mar, onde não faltaram os polvos, as baleias e os mergulhadores. Referência ainda ao Plano Nacional de Leitura, que tem como objectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses. O Jardim-de-Infância Casinha das Surpresas trouxe até ali um «batalhão» de pequenos e simpáticos marinheiros.
Por seu lado, a Escola Básica do 1.º ciclo/Jardim-de-infância da Quinta St. António, para além de muitas mensagens de amor a todos os participantes do evento, trouxeram um gigante dominó, onde não faltaram peças nem alegria, e muitas personagens da Roma antiga.
A Escola Básica do 1.º ciclo/Jardim-de-infância dos Foros de Amora surpreendeu-nos com uma multidão de lápis de cor e de outros tantos pintainhos. Com os seus fatos, muito bem elaborados, contaram-nos ainda a história da «Girafa que comia estrelas», do «Espanta Pardais» e do «Segredo do Rio». O Infantário «ViváFesta» «vestiu-se» de árvores de fruto e de flores. Já o Jardim-de-Infância «A Palmeira» falou de higiene dentária. «Cuida dos teus dentes e terás um sorriso lindo», lia-se num cartaz. O «Espaço Júnior» compareceu neste espaço de alegria com muitos palhaços e palhaçadas e ainda Criar-T,  Cantinho dos Lírios,  Externato Aladino e Sol da Primavera com fantasias muito criativas.
Esta iniciativa, inserida no «Projecto Desfiles de Carnaval», contou ainda com a presença dos reformados da AURPIA e da ARIFA, que se mascaram de padres, cozinheiros, noivos, princesas, bailarinas, entre outros adereços típicos da época em que também foram crianças.