O Teatro foi às Escolas

A Junta de Freguesia de Amora voltou a assinalar o Dia Mundial do Teatro, que se comemora a 27 de Março, com o projeto educativo e cultural “O Teatro Vai à Escola”, em parceria com a AnimaTeatro. O mesmo aconteceu entre os dias 9 e 11 de Abril.

O teatro regressou às escolas básicas do 1º ciclo da freguesia de Amora, no âmbito da iniciativa cultural de parceria com a AnimaTeatro, visitando três escolas. Fogueteiro, Quinta do Conde de Portalegre e Quinta de Santo António, foram os estabelecimentos de ensino que este ano foram brindados com a visita do grupo de Teatro da AnimaTeatro. Mais de 600 alunos, entre o 1º e 4º anos, assistiram à peça “O Rei Midas” - a 34.ª criação para a infância-família da Companhia de Teatro sediada na Amora.

“Este é um projeto de uma importância cultural e educativa extrema, uma vez que, em muitos casos, é se trata do primeiro e único contacto das crianças com o teatro”, ressalva Nelson Ramos. Para o Presidente da Junta de Freguesia de Amora, “este é um dos projetos mais enraizado nas escolas, que surgiu sob a alçada da Freguesia de Amora, e que responde de forma extraordinária a vários compromissos dos Executivos desta autarquia, tanto ao nível da democratização da cultura – enquanto uma conquista de Abril; da literacia para o Teatro e para Literatura – com a apresentação de textos próprios ou adaptados das grandes obras; assim como no apoio às instituições do território que promovem estes valores, e das quais a AnimaTeatro é um dos exemplos melhores que temos”.

Este ano, com a ida da peça à Quinta de Santo António, o projeto tornou-se ainda mais inclusivo. Sendo este estabelecimento de referência a nível de surdez e multideficiência, houve lugar a uma sessão com recurso a um interprete de LGP (Linguagem Gestual Portuguesa).