Exposição de Fotografia sobre Biodiversidade do IPS chega à Amora

O Instituto Politécnico de Setúbal é muito mais que apenas um local de Educação convencional, é um espaço repleto de Biodiversidade que tem despertado a atenção dos docentes José Sousa e Diogo Oliveira. Dessa curiosidade nasceu uma exposição de fotografia itinerante que agora está na Amora.

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) integra a Aliança para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Portugal e, por isso, reconhece a importância da conservação e valorização da Biodiversidade que existe nos seus campi. Desde 2018/19, as cinco escolas do IPS têm sido galardoadas com a bandeira verde do programa Eco-Escolas, reconhecendo assim as suas boas práticas sustentáveis, e recentemente conquistaram também o galardão Eco-Campus.

Ao todo são mais de 800 espécies já identificadas e fotografadas e que agora podem ser vistas (embora apenas uma ínfima parte) pelos alunos das Escola Secundária de Amora e 2+3 da Cruz de Pau.

“Para a freguesia de Amora, nomeadamente para a escola 2+3 da Cruz de Pau porque é a única que integra o programa Eco Escolas, fazia todo o sentido dar a conhecer este espólio de biodiversidade que fica no nosso distrito e, desta forma, alertar para a necessidade de, nas nossas ações diárias, termos consciência que somos uma espécie entre muitas outras que habitam este planeta e que precisam de ser respeitadas”, alerta Nelson Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

A exposição contempla mais de três dezenas de fotografias de fauna e flora de grupos taxonómicos variados. Nesta seleção, é possível ficar a conhecer espécies tão emblemáticas como o sobreiro, que marca a paisagem do campus de Setúbal, ou o chapim-azul, um dos principais inquilinos das caixas-ninho instaladas, além de outras mais difíceis de observar, como a borboleta-cauda-de-andorinhan ou a erva-abelha.

O registo fotográfico e observações que nascem das visitas ao campus podem ser conhecidas em detalhe na plataforma Biodiversity4All.