Agrupamento Terras de Larus inicia campanha de Recolha de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos

No âmbito do projeto Eco-Escolas, as escolas do Agrupamento Terras de Larus começam hoje (19 de Fevereiro) uma semana dedicada à Recolha de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A), os quais poderão ser entregues na escola sede (2+3 Cruz de Pau).

A Semana REEE é fruto da parceria entre a ERP Portugal (Entidade Gestora de Resíduos) e o Programa Eco-Escolas (ABAE). O projeto Geração Depositrão, como é oficialmente denominado, tem como objetivo "informar as crianças e jovens, e através deles a população em geral, sobre a importância do encaminhamento adequado de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A)", explica Marta Correia, coordenadora do projeto Eco-Escolas.

O Agrupamento de Escolas de Terras de Larus é o único da freguesia a participar no programa Eco-Escolas, sendo este tipo de atividade uma constante no ambiente escolar. Entre outros objetivos, o programa visa criar atitudes pró-ativas na gestão e triagem de resíduos para permitir a sua reciclagem. O Eco-Escolas é um projeto internacional da "Foundation for Environmental Education", desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, cuja missão é incentivar ações e reconhecer o trabalho de qualidade realizado pela escola no campo da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, envolvendo diretamente os alunos e a comunidade educativa tanto no Eco-Conselho como nas atividades propostas.

“A Escola Básica da Cruz de Pau mobiliza a sua Comunidade Educativa há vários anos para a recolha destes resíduos, tendo vindo a aumentar gradualmente o peso anual desta recolha”, esclarece a professora.

Este ano, mais uma vez, os alunos e suas famílias são desafiados a recolher estes resíduos e entregá-los na escola, entre 19 e 24 de Fevereiro.