CAPA: Nova creche em construção

O espaço do antigo Caracol, afeto ao Centro de Assistência Paroquial de Amora, já está a ver crescer novas paredes para albergar uma das duas novas creches que estão previstas para a freguesia de Amora.

Nas Paivas, o Caracol foi um espaço de referência desde 1974, na tarefa de cuidar das crianças em idade pré-escolar. Em 78, essa missão passou para a responsabilidade do CAPA – instituição a que, a Junta de Freguesia de Amora e o Centro Regional da Segurança Social, confiaram os destinos do Caracol.

O projeto paroquial cresceu e, nos últimos 76 anos, tornou-se uma das referências principais da Freguesia em termos de apoio social e educação na primeira infância, assim como apoio aos tempos livres dos alunos do 1º ciclo. O espaço do Caracol tornou-se ultrapassado e necessário criar uma infraestrutura nova, com capacidade para dar resposta ao exponencial número de crianças da freguesia de Amora e do concelho do Seixal.

Neste sentido, uma nova creche está a nascer no local do antigo Jardim de Infância, que se juntará a uma outra Creche, no Fogueteiro. Ambas com o apoio da Câmara Municipal do Seixal e da Junta de Freguesia de Amora (dentro da sua disponibilidade orçamental e de competências).

No caso do novo Caracol, as obras já vão bastante avançadas, com a construção de um espaço que terá a capacidade de dar resposta a 81 crianças e que resulta de uma candidatura do CAPA ao PRR no âmbito do programa PARES 2,0.