Freguesia de Amora assinala mês do Teatro com peça “Ao crescer quero ser”

No mês em que se comemora o Teatro (dia 27 de Março), a Junta de Freguesia de Amora voltou a levar “O Teatro à Escola”, com a AnimaTeatro.

Implementado nas escolas do 1º Ciclo da Freguesia e Jardins de Infância da rede pública, este projeto da Junta de Freguesia de Amora tem como principais objetivos:

- promoção de atividades culturais junto dos mais novos;
- democratização da oferta da cultura e teatro para a infância, sobretudo, junto das comunidades mais carenciadas;
- promoção do gosto pelas artes cénicas e culturais, desenvolvendo um espírito criativo e critico perante a arte;
- alargar o leque de oferta cultural junto das crianças e jovens;
- promoção, apoio e divulgação das atividades e agentes culturais no território.

Este ano (2023), o Teatro foi a quatro Escolas Básicas com a peça “Ao Crescer Quero Ser” – uma produção da AnimaTeatro que pretende homenagear as profissões “que caíram em desuso, promovendo o nosso património cultural e histórico, tal como as atuais, que tantas vezes passam despercebidas”.

Tiveram acesso a esta produção perto de seis centenas de crianças das escolas básicas da Amora, Paivas, Infante D. Augusto (JI) e Quinta das Sementes.

No balanço de mais uma edição desta iniciativa, Manuel Araújo, assume este como “um projeto que tem sido pautado pelo êxito e por uma aceitação ímpar por toda a comunidade escolar e que nos possibilita, promover o teatro na sua dimensão mais pura, permitindo incutir o gosto por esta e outras formas de arte desde a primeira infância. Sendo que, para muitas das nossas crianças, este será o primeiro e único contacto com o teatro”. Tendo ainda, o presidente da Junta de Freguesia de Amora, destacado a importância desta parceria permitir, igualmente, a divulgação do enorme trabalho em prol do teatro de uma companhia sediada na Freguesia, a AnimaTeatro.