Cidadania: alunos do núcleo de surdo visitam junta de freguesia

Os alunos do Núcleo de Surdos da EB1 da Quinta de Santo António visitaram, a semana passada, a Junta de Freguesia de Amora.

No âmbito da aproximação das crianças ao poder autárquico e na sua educação para o exercício consciente da cidadania, a EB1 Quinta de Santo António fez uma visita à Junta de Freguesia de Amora. A comitiva escolar era composta por um grupo especial: os alunos da unidade de surdos do estabelecimento de ensino.

A aguardá-los estavam Manuel Araújo (presidente da Junta de Freguesia de Amora e Helena Quinta (Secretária), para uma sessão de Cidadania, onde os alunos colocaram as suas dúvidas sobre o papel da autarquia e do Executivo nos destinos da freguesia.

“É prática recorrente – embora se tenha perdido um pouco com a pandemia – recebermos visitas de alunos das nossas escolas que, no âmbito da disciplina de Cidadania ou outra, procuram aprofundar os seus conhecimentos e terem um contacto mais próximo com a realidade das instituições autárquicas e com quem exerce o poder de execução da políticas que fomentam a cidade / freguesia”, começa por esclarecer Manuel Araújo. “Esta visita dos nossos alunos da Unidade de Surdos da EB1 da Quinta de Santo António insere-se nessa política de proximidade que procuramos fomentar e para nós, Executivo, também nos permite um contacto direto com jovens fregueses que sentem na pele as dificuldades de uma deficiência, no caso a surdez, e que nos podem ajudar a melhorar também a nossa oferta em termos de políticas para a cidadania e equidade de acesso aos serviços públicos”.