Campanha “Reflexo” saiu à rua pela eliminação da violência contra as Mulheres

A ação de sensibilização de alerta para a eliminação da violência contra as Mulheres, que juntou Junta de Freguesia de Amora, PSP Concelho do Seixal e Hospital Garcia de Orta, saiu esta manhã (21 de Novembro) à rua. A receptividade por parte da população foi positiva.

A manhã estava cinzenta e chuvosa e pouco ou nada convidativa a que se parasse e se falasse sobre assuntos sérios. No entanto, os utentes da Estação da Fertagus Foros de Amora – que prontamente abriu as suas portas a esta iniciativa tripartida – mostraram-se curiosos e receptivos a ouvirem a mensagem.

“Olhe-se ao espelho. O que vê é reflexo das suas escolhas, reflexo do que nos rodeia. Vítima ou Agressor? Ninguém quer ser nenhuma delas”, é o mote da campanha que se pautou pela entrega de um espelho de bolso e panfletos com informação e contactos para as vítimas de violência (física, sexual e psicológica).

“Com esta iniciativa queremos alertar as pessoas (de forma geral) para que a violência sobre as mulheres, sobretudo, não pode ser uma forma de estar, nem ser padronizada como comportamento normal, sobretudo, junto dos jovens”, afirma Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Opinião idêntica tem Sofia Gordinho, para a comandante da Divisão Policial do Seixal, “um dos objetivos em nos unirmos a este tipo de campanhas é que a PSP possa contribuir para a diminuição do número de vitimas de violência associados, sobretudo, aos jovens”.

Falando-se em violência, Carla Menino, enfermeira da Estrutura de Apoio à Vítima do Hospital Garcia de Orta, esclarece que “fala-se muito dos números da violência física porque são os mais mensuráveis e é a mais visível, porque deixa marcas físicas, mas não podemos esquecer que há a violência psicológica e sexual que não estão identificados e há um trabalho a fazer nesse sentido”.

A campanha foi bem acolhida por parte da população, onde algumas pessoas acabaram por dar testemunho de situações conhecidas e dos receios que levam a que as vítimas optem por não denunciar as situações.

Em caso de ser vítima ou ter conhecimento de situações de violência, não hesite em denunciar. Se for agressor ou tenha conhecimento de alguém que o seja, não hesite em propor a procura de ajuda para quebrar o comportamento violento.

Contactos úteis:
Emergência Nacional |112
Linha de Emergência Social | 144
SMS Apoio Vítimas Violência | 3060
Serviço de Informação às Vítimas de Violência | 800 202 148
EAV (Estrutura Apoio à Vítima Concelho do Seixal) |967 881 035 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | eav.criar-t.org
(2ª a 6ª f / 14h30 às 17h00)

Assista aqui à reportagem da RTP
(https://www.rtp.pt/noticias/pais/campanha-de-sensibilizacao-para-combater-a-violencia-contra-as-mulheres_v1448528)

Leia aqui a notícia do Diário do Distrito
(https://diariodistrito.pt/amora-acoes-de-sensibilizacao-convidam-mulheres-a-olhar-o-seu-reflexo/)