1º Ciclo: Tocá Rufar dão formação online gratuita

Os alunos das escolas básicas do 1º Ciclo vão poder contar com formação gratuita musical de percussão tradicional portuguesa, com os Tocá Rufar.

O projecto, ao abrigo de uma parceria entre o Município do Seixal e o projecto musical Tocá Rufar, prevê o acesso livre à formação musical online disponibilizada pela Associação dos Amigos do Tocá Rufar, projeto reconhecido a nível nacional e internacional pela sua notoriedade na área da percussão tradicional portuguesa.

Neste âmbito, as Escolas Básicas do 1º Ciclo – onde se incluem as dos Agrupamentos Escolares da Freguesia de Amora (Pedro Eanes Lobato, Paulo da Gama e Terras de Laurus) – cujos professores estejam interessados em englobar esta aprendizagem no curriculum dos seus alunos, podem ter acesso à formação online, acedendo a https://www.tocarufarescolas.pt/videos-interativos.

Os conteúdos digitais aí apresentadas, e que são produzidos pelo grupo, tratam-se de ferramentas de apoio ao ensino da Expressão Musical, que podem ser alvo de partilhas junto dos alunos, havendo actividades diferenciadas consoante a faixa etária e o grau de ensino.

As propostas de contéudos passam ainda por desafios com vídeos interativos, quiz, ilustrações para colorir e o Mural do Bombo para colocar os trabalhos realizados, entre outros, promovendo o trabalho autónomo e a capacidade de pesquisa.

Com esta formação online gratuita, a autarquia pretende constituir um recurso pedagógico relevante na dinamização da área das expressões, contribuindo para novos conhecimentos, de uma forma lúdica e interativa.