Carnaval 2021: Junta de Freguesia premeia participantes com vales oferta

O Carnaval Escolar foi este ano substituído pelo Concurso Online de Máscaras de Carnaval – dado o período de pandemia e a impossibilidade de efectuar o desfile habitual. Às crianças que responderam ao desafio, a Junta de Freguesia de Amora presenteou com vales de compras FNAC, para aquisição de bens escolares.

O Concurso Online de Carnaval 2021 “Heróis de Trazer Por casa” desafiou as crianças (e famílias) do 1º Ciclo das Escolas Básicas da Freguesia de Amora a puxarem da imaginação e criarem as suas máscaras com o que havia por casa.

A resposta da comunidade escolar não se fez esperar. Os participantes inspiraram-se nos herói da pandemia, na natureza, em objectos do quotidiano e presentearam-nos com autênticas obras de arte.

Depois disso, foi desafiar os seguidores das redes sociais da Freguesia a votarem no preferido.

“Este foi o modelo encontrado para que este ano pudéssemos assinalar o Carnaval com as nossas crianças: um concurso online de máscaras, dirigido ao ensino básico das nossas escolas”, começa por explicar Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Depois de quatro dias de renhida votação, dos 10 participantes destacaram-se três:
- Mariana Dâmaso com o seu pássaro super colorido (com um total de 628 votos)
- Santiago Domigues, com o destemido caça-vírus (com um total de 600 votos)
- Isabela Munhoz, com a sua visão de máquina fotográfica (com um total de 412 votos).

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Amora, “esta é, igualmente, a forma de mantermos o contacto com a comunidade escolar, que foi privada da vida escolar normal, e com as famílias, que assumem este papel ao lado dos professores, de forma remota”.

Todos os anos a Junta de Freguesia organiza e leva para o Parque das Paivas, o projecto “Carnaval Escolar”, onde as Escolas Básicas, Jardins de Infância e Creches da Freguesia, de cariz público e privado, desfilam as máscaras efectuadas em ambiente escolar e mediante um tema escolhido para ser trabalhar dentro do quadro pedagógico. Este ano, não havendo essa possibilidade (devido à declaração de Estado de Emergência e à continuidade da luta contra o novo coronavírus), o Executivo direcionou o foco para o online e promoveu este concurso. “Como acabámos por ter uma adesão um pouco abaixo do esperado, decidimos premiar todos os participantes. Assim decidimos entregar cartões oferta a todos os concorrentes e contribuirmos para que as famílias participantes pudessem ter uma pequena ajuda nos gastos em material escolar”, esclarece o autarca da Freguesia de Amora.

As famílias essas agradeceram e confessaram que “este tipo de iniciativa é uma forma de mantermos o contacto com alguma normalidade e as crianças encontrarem objectivos didáticos e formas diferentes de serem participativas”.

Os prémios foram entregues, no dia 8 de Março, na SFOA (Sociedade Filarmónica Operária Amorense).