Escolas de Acolhimento para filhos dos trabalhadores de serviços essenciais

Os trabalhadores que desempenhem funções em serviços considerados essenciais, já podem deixar os seus educandos nas escolas de acolhimento estipuladas pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares. Na Freguesia de Amora, são três as escolas de acolhimento e uma a creche que acolhe as crianças em idade pré-escolar.

Na sequência da suspensão de atividades letivas e não letivas e formativas presenciais, e no início das aulas em regime online, o Governo já divulgou as escolas que no concelho do Seixal vão ser as Escolas de Acolhimento para as Crianças filhas de Trabalhadores Essenciais.

Assim, na Freguesia de Amora, foram estipuladas as seguintes escolas:

Escola Secundária de Amora
Email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel.: 212 268 000

Escola Básica Paulo da Gama
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel.: 212 211 672

Escola Básica Pedro Eanes Lobato
Tel.: 212 211 020

Desta forma, os trabalhadores de serviços essenciais com necessidade de recorrer às escolas de acolhimento, devem contactar a escola mais perto da sua área de residência, por email ou telefone.

No que respeita às crianças em idade não escolar e que frequentam creches, na freguesia de Amora há uma instituição (de três no concelho) que garante o acolhimento dessas situações.

Centro de Assistência Paroquial de Amora – CAPA
Tel.: 212 278 073

São considerados trabalhadores de serviços essenciais, nos termos da lei:
- profissionais de Saúde,
- das Forças e serviços de Segurança e Socorro, incluindo os Bombeiros Voluntários,
- das Forças Armadas;
- trabalhadores dos Serviços Públicos essenciais;
- trabalhadores de Instituições, Equipamentos Sociais ou de entidades que desenvolvam respostas de carácter residencial de Apoio Social e de Saúde às pessoas idosas, às pessoas com deficiência, às crianças e jovens em perigo e às vitimas de violência domestica;
- trabalhadores de serviços de Gestão e Manutenção de infraestruturas essenciais, bem como de outros serviços essenciais.