As crianças merecem todas as condições que lhes são dadas para uma melhor Educação

Quase um mês após o início das aulas, a Escola Básica da Quinta de Santo António, em Amora, recebeu a comitiva autárquica que inaugurou, oficialmente, as obras de ampliação e de requalificação de uma escola modelo e de referência no Ensino Especial (multideficiência) no Distrito de Setúbal.

Em 2019 iniciou-se um processo que previa duas fases de concretização: a primeira fase, com a construção de um novo edifício com 6 novas salas de aula, Biblioteca, instalações sanitárias, sala de professores, gabinetes de trabalho e, no exterior, uma nova portaria e espaço de jogo e recreio; e uma segunda fase, com a requalificação do edifício existente, e que data de 1981, com a substituição da cobertura em fibrocimento, a reformulação das casas de banho, a pintura total dos interiores e exterior do edifício, a requalificação das redes elétrica, intrusão e sistema de deteção de incêndios, a adaptação de duas salas de aula do 1.º ciclo para Jardim de Infância, o alargamento do espaço de cozinha e a substituição de pavimentos interiores.

Passado um ano desde o início do processo, a Escola Básica da Quinta de Santo António recebeu a visita dos Presidentes da Câmara do Seixal e da Junta de Freguesia de Amora que, acompanhados por uma comitiva representativa do Ministério da Educação, Associação de Pais e Direcção da Escola e Agrupamento de Terras de Larus, procedeu à inauguração oficial do espaço.

A escola conta agora com 10 salas de aula, duas das quais de ERAB – Educação Bilíngue de Alunos Surdos; três salas de pré-escolar, sendo uma delas de ERAB; uma biblioteca; uma sala de unidade multideficiência; refeitório; ginásio e ainda sala de professores e gabinetes de trabalho.

“Esta obra de alargamento do espaço e requalificação do mesmo, permitiu dar resposta a necessidades especificas dos alunos surdos - que era algo necessário há muitos anos”, garantiu Margarida Roque Garcia. Para a Directora do Agrupamento Vertical de Escolas Terras de Larus, “esta casa renovada é a mais bonita do agrupamento e é aquela que nos permite sonhar com uma escola do séc. XXI que desafia a inovação e que motiva para melhores aprendizagens”.

No seguimento desta crença, Margarida Roque Garcia, aproveitou o momento para lançar os desafios futuros que acredita que se colocam, nomeadamente, ao agrupamento que representa, como: o alargamento ou construção de uma nova escola capaz de dar resposta à pressão demográfica que se sente em Belverde, Verdiela e Foros de Amora e que “deixou de fora do ensino pré-escolar, só este ano, cerca de 109 crianças”, referiu, e que “fez redimensionar as turmas do 1º Ciclo da Escola dos Foros de Amora”, que dá resposta às populações desta área de residência. Assim, como solução idêntica para as respostas ao 2º e 3º Ciclos e a necessidade de construção do pavilhão gimnodesportivo da EB da Cruz de Pau.

Parque Escolar insuficiente para as necessidades

Na sua intervenção, Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, corroborou estas e outras necessidades. O autarca aproveitou a ocasião e a presença de representantes do governo central, para relembrar a maturidade do parque escolar da Freguesia – um dos maiores do Concelho do Seixal – que “está a tornar-se insuficiente, quer em termos de espaço como de condições”, apelando à necessidade de requalificação, ampliação e construção de estabelecimentos de ensino. Isto porque “as crianças merecem todas as condições que lhes são dadas para uma melhor Educação”, rematou.

Ainda assim, não deixou de parabenizar o Município e a empresa construtora por, “num tempo de pandemia, terem conseguido dar a resposta necessária e efectiva, dentro do prazo estipulado, a este e outros projectos no parque escolar da Freguesia de Amora”, como a remoção das coberturas de fibrocimento de (quase) todas as escolas da Freguesia (estando apenas em falta a EB Quinta das Sementes).
Manuel Cardador dos Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, lembrou que o investimento municipal nas crianças e na Escola Pública é uma prioridade do Município. Deixando um recado ao poder central: “os Municípios estão a investir muito dinheiro na Educação no nosso país e também seria positivo o Governo investir na mesma medida”.
Quanto ao parque escolar do Concelho, o autarca frisa a importância que a obra da EB Quinta de Santo António, em Amora, tem no conjunto de planos e orçamentos municipais para os próximos anos, nas cerca de 35 escolas, contemplam “as ampliações e requalificações que têm em vista a realidade de um Concelho que está a crescer e que tem de ter resposta para a nova população que aqui procura residência”.

Os números:
- investimento da Câmara do Seixal:1 740 274,59€ + 54 706,15 euros, a que acresce IVA, em mobiliário e material didático;
- 18 docentes do 1.º ciclo,
- 3 educadores