Regresso às aulas: mais dias de aulas e menos férias

Os estabelecimentos de ensino públicos estão, esta semana, a iniciar a abertura das suas portas – encerradas desde Março devido à pandemia COVID 19. A nova normalidade trás um conjunto de regras e normas de funcionamento que implicam mais tempo de aulas e menos de férias e muitos cuidados com a higiene e saúde.

Há um misto de ansiedade e incertezas que marcam o início do novo ano lectivo, junto de Encarregados de Educação, Professores, Funcionários e Alunos. Para dar resposta a estas inseguranças, o Governo criou uma série de regras obrigatórias e outras que poderão ser adaptadas tendo em conta a realidade de cada agrupamento.

Certo é que a escola mudou e o novo ano será feito de desafios e, contrariamente ao sucedido em Março, em que todas as escolas foram encerradas para conter a propagação do novo coronavírus, o ensino presencial regressou para ser a regra e o encerramento a excepção.
Neste artigo, reforçamos as regras gerais, a que todos os estabelecimentos de ensino terão que obedecer, para que este ano, seja marcado pela segurança de todos:
- uso obrigatório de máscara para todos, a partir do 2º Ciclo;
- distanciamento físico de, pelo menos um metro entre os diferentes espaços da escola e sala de aula;
- reforço da higienização das mãos;
- higienização reforçada dos espaços e equipamentos de uso mais frequente;
- definição de circuitos de circulação;
- definição de horários alargados ou desfasados, intervalos mais curtos ou intercalados;
- reorganização das turmas em pequenos núcleos, com salas destinadas a cada uma sem trocas de salas.

Até dia 17 de Setembro, as escolas da Freguesia de Amora (como as restantes do país) retomam as aulas. Já o #EstudoEmCasa, regressou à RTP Memória, na 2ª feira, dia 14 de Setembro, com os conteúdos transmitidos no 3º período do ano lectivo passado, por forma a recordar, recordar e consolidar aprendizagens, iniciando os novos conteúdos a 19 de Outubro.
Consulte o site do Agrupamento de Escolas (https://www.jf-amora.pt/rede-escolar) do seu Educando para saber mais pormenores.

Consulte AQUI as Recomendações para Crianças e Encarregados de Educação da DGS.