Psicólogo Luís Fernandes acredita que “as pessoas vão ser mais empáticas”

Psicólogo Luís Fernandes acredita que “as pessoas vão ser mais empáticas”

No âmbito do Dia Internacional da Criança, a Junta de Freguesia de Amora dedica uma Semana às Crianças.

Até dia 5 de Junho, entre momentos lúdicos e culturais, damos espaço a questões mais sérias e que denunciam atentados aos Direitos das Crianças - proclamados em Carta Constitucional pelas Nações Unidas, em 1959.

Na Semana dedicada às Crianças, a Junta de Freguesia de Amora conversou com o Psicólogo Luís Fernandes, sobre “Direitos das Crianças no Séc. XXI: porque ainda há necessidade de os defender?" “Algo estranho é verdade, sobretudo numa altura em que as coisas já deviam estar mais sedimentadas”, afirma o especialista em bullying e cyberbullying.

Em quatro episódios, o Psicólogo, natural da Amora, analisa o presente momento e os retrocessos em termos de direitos adquiridos e que vão sendo comprometidos com a crise económica que se segue à sanitária; fala da exposição das crianças e jovens às redes sociais e aos perigos da internet (assédio e cyberbullying); ao que a comunidade deve estar atenta e como agir; da importância dessa comunidade na defesa dos Direitos das Crianças; da necessidade de olhar para os adultos agressores como agentes a serem intervencionados e fala da visão que tem para um futuro próximo e como encara as mudanças.

“Quisemos, com este trabalho, e nesta semana dedicada aos Direitos da Criança, falar de assuntos sérios e que estão a afligir a sociedade”, frisa Manuel Araújo. Para o Presidente da Junta de Freguesia de Amora, “é importante, enquanto poder político de proximidade – em que temos sido confrontados com questões que nos deixam preocupados, como o aumento de crianças em risco de pobreza e outras retiradas das famílias, entre outras situações; lembrarmos os Direitos das Crianças e, paralelamente, percebermos enquanto Comunidade como podemos actuar. E ninguém melhor que o Dr. Luís Fernandes, que é um especialista e um nome conceituado nestas questões para nos ajudar”, finaliza.

Em paralelo com este trabalho, a Junta de Freguesia de Amora desenvolveu ainda o Estendal dos Desejos (https://www.youtube.com/watch?v=JXxFmTCpc1k&feature=youtu.be) e levou online a peça “Ilha de Plástico”, da Animateatro, às Escolas da Freguesia e vai disponibilizar, dia 3 de Junho, a partir das 18h, a estreia da peça a todas as crianças, através da página do Facebook da Junta de Freguesia de Amora.

Luís Fernandes | Perfil:
Luís Fernandes nasceu na Amora, no concelho do Seixal, em 1974, é licenciado em Psicologia Educacional pelo I.S.P.A. e mestre em Observação e Análise da Relação Educativa pela Universidade do Algarve. Foi docente do Ensino Superior no I.S.P.A. de 2002 a 2009, onde lecionou várias disciplinas no âmbito da psicologia educacional. Desde 2008 que desenvolve a sua atividade profissional na Associação Sementes de Vida, em Beja. Na última década tem coordenado e supervisionado vários projetos na área do bullying e da violência na escola (STOP Bullying, Bullying 360º e Bullying Não!!!) em todo o país, através dos quais ministra ações de formação e sensibilização dirigidas a pessoal docente e não docente, alunos, pais/encarregados de educação e outros técnicos que trabalhem em contexto escolar.

Assista aqui aos Episódios:
1ª Episódio: “Isolamento social e o retrocesso dos Direitos adquiridos” (VER)
2º Episódio: “As Falhas do Sistema e a sua Mediatização” (VER)
3º Episódio: “A Era Digital e os sinais de alarme: identificar, agir e ajudar” (VER)
4º Episódio: “Olhar o futuro do Direito das Crianças” (VER)

Mapa
Costa de Caparica

Junta de Freguesia de Amora

Rua 1º de Maio, Lote 4
2845-125 Amora

Tel: 212 268 730
Tlm: 917 072 687 / 910 537 093
Fax: 212 240 488

Email: jfamora@jf-amora.pt

Horário da Secretaria
2ª a 6ª das 9h às 13h e das 14h às 17h