Dia da Criança: Teatro online para as Escolas

A Junta de Freguesia de Amora vai levar o Teatro aos alunos dos Jardins de Infância e Ensino Básico, dos três agrupamentos de escolas da Freguesia. “Ilha de Plástico”, uma encenação da Animateatro, vai ser disponibilizada pelas Direções dos Agrupamentos através da plataforma ClassRoom.

No meio do azul pacifico, uma ilha emerge. Nela habitam Ples e Lusco que se cruzam no meio do que consideram serem tesouros preciosos. Entre conversas, descobertas e constatações, percebem que afinal a sua fantástica ilha é feita de... plástico.

Daí até à mensagem de consciencialização para a importância da preservação ambiental são 40 minutos de uma peça que se baseia na descoberta, ao acaso, em 1997, do chamado “7º continente” - uma gigantesca área composta por resíduos plásticos, com uma profundidade de 30 metros e uma área que é 32 vezes maior que Portugal.

“É uma mensagem actual e que quisemos reforçar no Dia da Criança, com esta peça da Animateatro, uma vez que são elas o futuro do nosso Planeta”, explana Manuel Araújo. Para o Presidente da Junta de Freguesia de Amora esta “é uma forma de manter activas as nossas Associações, dentro dos constrangimentos actuais; ao mesmo tempo que assinalamos a data junto das nossas Escolas e com as nossas crianças que, há que frisar, têm sido heróis nestes três meses em que temos estado todos em isolamento social”.

Todos os anos, o Pelouro de Educação da Junta de Freguesia de Amora assinala o Dia da Criança com muita diversão ao ar livre. Este ano, as celebrações foram reformuladas e pensadas para poderem ser efectuadas usando as plataformas digitais da Freguesia.

A peça “Ilha de Plástico” vai ser disponibilizada aos alunos através da plataforma ClassRoom, no dia 1 de Junho. Posteriormente, de forma mais generalizada, através de grupos de visualização na página de Facebook da Junta de Freguesia de Amora.

De 1 a 5 de Junho, a autarquia vai assinalar o Dia da Criança com vários momentos lúdicos, culturais e informativos, através das suas redes sociais.