Carnaval Escolar 2020: educação e diversão de mãos dadas

O Parque Urbano das Paivas, na cidade de Amora, foi uma vez mais o ponto de encontro para Jardins de Infância, Escolas Básicas, Instituições de Solidariedade Social e Associações de Reformados assinalarem o Carnaval Escolar – um projecto educativo com a assinatura da Câmara Municipal do Seixal e que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Amora.

Os preparativos começam cedo, com a escolha do curriculum educativo por parte de cada estabelecimento de ensino.

Daí até o aproximar do mês do Carnaval, é um pulinho e quando as escolas recebem oficialmente o convite, por parte da Junta de Freguesia de Amora, para animarem os festejos, tudo passa a ser uma questão de decisões sobre como personificar o tema em máscaras.

Durante o mínimo de um mês, os conteúdos disciplinares recebem uma roupagem mais carnavalesca, onde a par e passo são desenvolvidas as matérias e os materiais escolhidos, para concretizarem os projectos que nascem da imaginação de professores e alunos.

Em todos os trabalhos, há uma nota comum: a preocupação pela reciclagem e reaproveitamento de materiais, assim como a transmissão de uma mensagem à comunidade.

O dia “D”

O culminar do árduo, mas divertido, trabalho das escolas e instituições participantes acontece com o dia do Desfile de Carnaval, onde se fazem ouvir os sucessos brasileiros do momento.

O Parque Urbano das Paivas, na cidade de Amora, é o ponto de encontro e o local ideal eleito para receber as comitivas carnavalescas. O verde do espaço é quebrado por um autêntico festival de cores, música e animação que preenche toda a manhã dos mais novos e... menos novos.

“É a prova viva que gerações, completamente dispares, podem ter algo em comum, no caso, a diversão. E o Carnaval é um momento de diversão capaz de reunir, em seu redor, as mais variadas gerações e é este conceito de intergeracionalidade e capacidade de partilha de momentos lúdicos, que gostamos de fomentar com este projecto – ainda que a sua índole seja muito mais voltada para o sector educativo”, ressalva Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

A par das mensagens ambientalistas e mais imaginativas, há sempre lugar à sátira típica do momento. Este ano foi protagonizado pelos idosos da ARIFA que aguardam que “o Governo traga para o concelho o tão prometido e desejado Hospital”.

“É muito bom ver o desfile de cor, a animação e o que nasce da imaginação de crianças e adultos que encontra neste desfile o ponto alto, numa festa onde as famílias também gostam e fazem questão de participar e marcar presença. E é o que nos dá alento para continuar com o projecto”, explica Manuel Araújo.

Recorde-se que o Carnaval Escolar conta com o apoio logístico e financeiro da Junta de Freguesia de Amora e Câmara Municipal do Seixal.

Os participantes deste ano foram:

• Escola Básica Foros de Amora | Tema: A terra / solo
  • Escola Básica n. 1 e Jardim de Infância Quinta das Sementes | Tema: Florir o Carnaval
  • Escola Básica JI do Fogueteiro | Tema: Tecnologia e Artes: os Astronautas
  • Escola Básica n.1 das Paivas | Tema: Sustentabilidade dos Oceanos