Inauguração da Creche Social Baleia Amarela

Inauguração da creche social Baleia Amarela

A Creche Social Baleia Amarela é já uma realidade. O equipamento inaugurado no dia 4 de novembro representa uma resposta social da ARIFA – Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Amora que em dia de aniversário inaugurou o espaço com capacidade para 78 crianças.

A construção de raiz do equipamento é um investimento de 480 mil euros, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal no valor de 135 690 euros e a comparticipação em 316 mil euros pelo Programa de Alargamento das respostas Sociais (Pares), tendo sido criados 13 postos de trabalho.

Joaquim Santos, Alfredo Monteiro, Ana Clara Birrento, Manuel Araújo e Fernando Sousa descerraram a placa que assinalou a inauguração da creche. A cerimónia incluiu a bênção do equipamento pelo bispo de Setúbal, D. José Ornelas, e teve a presença das forças policiais, do movimento associativo de idosos, da deputada parlamentar do PCP Paula Santos e dos executivos da Junta de Freguesia de Amora e da Câmara Municipal do Seixal.

Fernando Sousa referiu que o equipamento representa mais um passo do projeto global idealizado pela instituição. Para o presidente da ARIFA, este só é possível devido «às nossas mais-valias que são os trabalhadores e o nosso edificado. Criámos mais uma resposta social, desta vez para as crianças, mas aumentamos as responsabilidades».

D. José Ornelas referiu a importância dos equipamentos para a infância, que proporcionam condições para as crianças.

Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, elogiou a obra da ARIFA. No bairro da Quinta da Princesa, onde se encontra a creche, esta será uma alternativa para muitos pais que «saem de casa às 6 da manhã para trabalhar e regressam tarde não tendo onde deixar os filhos». Para estes, o equipamento dará resposta.

Ana Clara Birrento, presidente do Instituto de Segurança Social, realçou o dinamismo que a ARIFA tem demonstrado na qualificação das respostas sociais.

Alfredo Monteiro, presidente da Assembleia Municipal do Seixal, referiu que «num país onde a desigualdade social atinge níveis enormes, equipamentos como este são importantes para as pessoas. «Aqui estão refletidos os ideais de Abril». Não deixou de referir que sendo a área social competência do Poder Central, têm sido as autarquias a assumir essas respostas.

Para Joaquim Santos, a creche constitui uma resposta de apoio às famílias e «demonstra a visão de futuro dos nossos parceiros». Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, mesmo quando o Poder Local tem sido alvo de cortes que resultaram em menor capacidade para apoiar, «tomámos a opção de investir na área social». Esta inauguração integra as comemorações do 179.º aniversário do concelho, um tempo de balanço e de afirmar a vontade de desenvolver projetos estruturantes. Nesse sentido, em junho foi apresentada a Carta Social que identificou a necessidade de 25 respostas sociais. E «este é o desafio para o futuro, num município onde as pessoas são o mais importante».